Situações de emergência podem acontecer com qualquer pessoa e nesses momentos a realização dos procedimentos de primeiros socorros pode minimizar a intensidade do acidente até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou a remoção da vítima a uma casa de saúde. Com o objetivo de tornar a informação correta acessível à comunidade, o Hospital Santa Cruz (HSC) disponibiliza no seu novo site, através do link primeiros socorros, na página inicial, as orientações a serem seguidas em circunstâncias de risco.
Manter a calma, agir com prontidão e saber o que está fazendo, são informações básicas que determinam o estado de saúde do acidentado. Por isso, estão disponíveis no link as orientações básicas de como agir em casos de acidente automobilístico, choque elétrico, convulsão, desmaio, engasgo, insolação, intoxicações e envenenamentos, parada cardiorespiratória, picadas ou mordeduras por animais peçonhentos e queimaduras.
A ideia da inclusão do link no site partiu da área assistencial do Hospital durante as discussões de reformulação da página. De acordo com a enfermeira do Pronto Atendimento (PA) do HSC, Gabriele Garcia da Silva, pacientes relataram que recorreram ao site da Instituição para saber o que fazer na hora do acidente, pois as informações encontradas em sites de busca nem sempre são seguras.
“Tivemos casos no PA onde os acompanhantes das vítimas disseram que buscaram informação no link para realizar de forma correta os primeiros socorros de queimadura e torção, antes do deslocamento ao Hospital”, explica. As informações do link foram obtidas por meio da área assistencial do HSC e também com referência de outros hospitais do país.