Início Geral Sistema de Parcerias garante pavimentação de cinco ruas

Sistema de Parcerias garante pavimentação de cinco ruas

Outras duas tiveram serviços iniciados nesta semana, além de cinco vias em processo de encaminhamentos

Luciana Mandler
[email protected]

Desde o início deste ano, a prefeita Helena Hermany autorizou a retomada das obras de pavimentação de ruas feitas através do programa de Sistema de Parcerias. De lá para cá, cinco ruas já foram concluídas e outras duas tiveram o serviço iniciado nesta semana.

Em Linha Santa Cruz, quatro vias receberam pavimentação de bloquetes, que são: Rua José Avelino dos Santos, com 2.056,39 metros quadrados; Rua Dom Henrique Froehlich, com 8.837 metros quadrados; Rua Afonso Agnes, com 623,43 metros quadrados; e Rua Projetada II, com 553,45 metros quadrados. No Bairro Santo Inácio, a parceria entre Prefeitura e moradores foi firmada para a pavimentação da Rua Elisa Gil Borowski, com 1.256,55 metros quadrados.

Embora seja o início das obras, outras duas ruas em Linha Santa Cruz serão contempladas com o Sistema de Parcerias. De acordo com a engenheira civil da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Diani Rizzetti Sopelsa, se deu início nesta semana os trabalhos nas ruas Nestor Bunecker e Octávio Vittielo. Além disso, Diani aponta que cinco vias estão em processo de encaminhamentos.

“Como são parcerias dependemos do retorno dos moradores e do fechamento deles com a empresa que escolheram para fornecer material. Já está fechada a parceria para pavimentação da Rua Dona Anna Kist e Rua Telmo Alfredo Hoesel, e mais três em negociação”, sublinha.

COMO FUNCIONA A PARCERIA

Através do Sistema de Parcerias, os moradores pagam a parcela referente ao material da frente do seu lote, enquanto a Prefeitura entra com o restante do custo, explica a engenheira Diani. “Como por exemplo, reforço do subleito, material de áreas públicas e cruzamento, drenagem e mão de obra”, esclarece. “É regido por legislação própria 3.273/ 1998, e suas alterações”, acrescenta.

Em resumo, para que a parceria seja firmada é preciso ter o mínimo de 60% de adesão dos moradores. Os mesmos devem protocolar, na Secretaria de Planejamento, o pedido de pavimentação em parceria acompanhado de um abaixo-assinado. “A execução das parcerias é seguida por ordem de maior adesão”, pontua Diani.

Não é possível estimar o tempo de cada obra, pois depende da especificidade de cada rua (áreas de pavimentação, número de moradores, necessidade de substituição de rede de água e pluvial, entre outros).

Hoje, são realizadas pavimentações somente com bloquetes, de acordo com a engenheira civil, em virtude de o valor ser mais acessível e de maior facilidade de os moradores realizarem a compra dos materiais necessários para o serviço.

RUAS FEITAS E EM EXECUÇÃO
Foram concluídas cinco ruas:

  • Rua José Avelino dos Santos, Linha Santa Cruz – 2.056,39 m²;
  • Dom Henrique Froelich, Linha Santa Cruz – 8837 m²;
  • Elisa Gil Borowski, Bairro Santo Inácio – 1.256,55 m²
  • Rua Afonso Agnes, Linha Santa Cruz – 623,43 m²;
  • Rua projetada II, Linha Santa Cruz – 553,45 m².
    Iniciou esta semana os serviços nas ruas Nestor Bunecker e Octávio Vittielo, em Linha Santa Cruz.