Luciana Mandler
[email protected]
Desde o início deste ano, a prefeita Helena Hermany autorizou a retomada das obras de pavimentação de ruas feitas através do programa de Sistema de Parcerias. De lá para cá, cinco ruas já foram concluídas e outras duas tiveram o serviço iniciado nesta semana.
Em Linha Santa Cruz, quatro vias receberam pavimentação de bloquetes, que são: Rua José Avelino dos Santos, com 2.056,39 metros quadrados; Rua Dom Henrique Froehlich, com 8.837 metros quadrados; Rua Afonso Agnes, com 623,43 metros quadrados; e Rua Projetada II, com 553,45 metros quadrados. No Bairro Santo Inácio, a parceria entre Prefeitura e moradores foi firmada para a pavimentação da Rua Elisa Gil Borowski, com 1.256,55 metros quadrados.
Embora seja o início das obras, outras duas ruas em Linha Santa Cruz serão contempladas com o Sistema de Parcerias. De acordo com a engenheira civil da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Diani Rizzetti Sopelsa, se deu início nesta semana os trabalhos nas ruas Nestor Bunecker e Octávio Vittielo. Além disso, Diani aponta que cinco vias estão em processo de encaminhamentos.
“Como são parcerias dependemos do retorno dos moradores e do fechamento deles com a empresa que escolheram para fornecer material. Já está fechada a parceria para pavimentação da Rua Dona Anna Kist e Rua Telmo Alfredo Hoesel, e mais três em negociação”, sublinha.
COMO FUNCIONA A PARCERIA
Através do Sistema de Parcerias, os moradores pagam a parcela referente ao material da frente do seu lote, enquanto a Prefeitura entra com o restante do custo, explica a engenheira Diani. “Como por exemplo, reforço do subleito, material de áreas públicas e cruzamento, drenagem e mão de obra”, esclarece. “É regido por legislação própria 3.273/ 1998, e suas alterações”, acrescenta.
Em resumo, para que a parceria seja firmada é preciso ter o mínimo de 60% de adesão dos moradores. Os mesmos devem protocolar, na Secretaria de Planejamento, o pedido de pavimentação em parceria acompanhado de um abaixo-assinado. “A execução das parcerias é seguida por ordem de maior adesão”, pontua Diani.
Não é possível estimar o tempo de cada obra, pois depende da especificidade de cada rua (áreas de pavimentação, número de moradores, necessidade de substituição de rede de água e pluvial, entre outros).
Hoje, são realizadas pavimentações somente com bloquetes, de acordo com a engenheira civil, em virtude de o valor ser mais acessível e de maior facilidade de os moradores realizarem a compra dos materiais necessários para o serviço.
RUAS FEITAS E EM EXECUÇÃO
Foram concluídas cinco ruas:
- Rua José Avelino dos Santos, Linha Santa Cruz – 2.056,39 m²;
- Dom Henrique Froelich, Linha Santa Cruz – 8837 m²;
- Elisa Gil Borowski, Bairro Santo Inácio – 1.256,55 m²
- Rua Afonso Agnes, Linha Santa Cruz – 623,43 m²;
- Rua projetada II, Linha Santa Cruz – 553,45 m².
Iniciou esta semana os serviços nas ruas Nestor Bunecker e Octávio Vittielo, em Linha Santa Cruz.