A Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu por meio da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde com a coordenação da enfermeira Regina Luisa Jaeger, realizou no período de 07 a 11 de março, a Capacitação para Formação Inicial de Agentes Comunitários de Saúde.
Participaram da formação quatorze interessados, em atuar na profissão de agente de saúde no município de Sinimbu. A equipe multiprofissional da secretaria explanou sobre temas variados que irão servir de base para o início dos trabalhos.
De acordo com a enfermeira, Regina Luisa Jaeger o Agente Comunitário de Saúde (ACS) é alguém da própria comunidade, que vive vida igual a de seus vizinhos, enfrenta as mesmas dificuldades, sente as mesmas alegrias. A diferença é que ele está preparado para orientar as famílias a cuidarem de sua saúde e também da saúde da comunidade. “O ACS funciona como elo entre a equipe e a comunidade. Está em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe.
É também um elo cultural, que dá mais força ao trabalho educativo, ao unir dois universos culturais distintos: o do saber científico e o do saber popular. O seu trabalho é feito nos domicílios de sua área de abrangência, ” destaca a enfermeira Regina. Cada Agente Comunitário de Saúde (ACS) é responsável por uma área, denominada de micro área e por um total de até 750 pessoas.
Agricultura recupera áreas de acessos a lavouras
A Secretaria Municipal de Agricultura vem trabalhando no acesso a lavouras e propriedades no interior do município. Nesta semana, foi realizada a recuperação do acesso às lavouras na propriedade de Martin Dopke, em Linha Rio Branco. “Nos próximos dias aproveitando o tempo bom, iremos começar a trabalhar nas pastagens”, destaca o secretário da Agricultura, Astor Kuentzer.
Assessoria de Imprensa – Município de Sinimbu