O Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) realizou na segunda-feira, 6, reunião extraordinária da diretoria para ampliar esforços visando apoiar o Governo Estadual e municípios gaúchos e ajudar as populações atingidas pela catástrofe climática que assola nosso Estado.
Quanto às ações de curto, médio e longo prazo, foi decidido avaliar como a engenharia, expertise das empresas associadas, pode colaborar para mitigar os estragos ocorridos.
Entre as decisões, destaca-se:
- Curto Prazo:
Ampliar a mobilização das doações para captação de recursos visando contribuir para a viabilização e manutenção dos abrigos para a parcela da população em situação vulnerável;
Contribuir com o Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (Dmae) para uma solução às casas de bombas que tiveram suas operações interrompidas na cidade por uma questão de segurança. - Médio Prazo:
Constituir grupos de trabalho junto ao Governo Federal, Estadual e municípios gaúchos, para estudos de viabilidade para reconstrução imediata da infraestrutura e construção de alojamentos provisórios, a exemplo dos realizados e recentemente entregues no Vale do Taquari, sem burocracia e entraves. - Longo Prazo:
Avaliar, junto ao Governo Federal, formas legais para acelerar, desburocratizar e viabilizar a construção de habitações de interesse social através do Programa Minha Casa Minha Vida nos municípios atingidos.
Doações
Desde o dia 2, o Sinduscon-RS, junto a Associação Sul Riograndense da Construção Civil, retomou a campanha de captação de recursos junto a cadeia produtiva, viabilizando, de forma imediata, na sexta-feira a compra e entrega de 50 colchões para o abrigo no Centro Vida (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia) e 38 colchões para o abrigo no Colégio IPA.
Em Santa Cruz do Sul, o Escritório Regional do Vale do Rio Pardo gerenciou a distribuição de colchões e kits de higiene e limpeza.
A constituição da então Campanha SOS Chuva – Enchentes Vale do Taquari, hoje ampliada para o RS, viabilizou a construção de um total de 48 alojamentos temporários a Arroio do Meio e Roca Sales, beneficiando a família atingidas pela enchente de setembro de 2023.
Nesta nova etapa, as doações é que darão a dimensão e a abrangência das ações a serem gerenciadas pelo Sinduscon-RS e Associação Sul Riograndense da Construção Civil, com a execução das empresas do setor. Estamos recebendo as doações de todo o País, uma verdadeira rede da construção do bem.
Dando transparência ao processo, o Sinduscon-RS sistematicamente divulgará em suas redes a destinação dos recursos doados. Também será produzido um relatório que será disponibilizado em todos os veículos de comunicação da Entidade.