Os vereadores foram recepcionados pelo presidente do Sindolojas, Mauro Spohde, no final da manhã desta quarta-feira, dia 13. O encontro, intermediado pelo vereador Edmar Hermany (Progressistas), teve o objetivo de esclarecer fatos sobre a negociação para a instalação da Havan em Santa Cruz do Sul, bem como a questão da abertura do comércio aos domingos. Um total de 14 vereadores esteve presente no encontro.
Hermany explicou que o Poder Legislativo está preocupado com o andamento das negociações para a vinda da empresa com sede em Santa Catarina para o município, especialmente, pela possibilidade de criação de 150 novos empregos. “Por isso estamos conversando com o Sindilojas para vermos a posição dos comerciantes, assim como já procuramos o Sindicato dos Comerciários”, apontou.
O presidente do Sindilojas, Mauro Spode, destacou que a negociação está em andamento, sendo que num primeiro momento houve a definição em assembléia pela não abertura do comércio aos domingos. “A questão da Havan é uma negociação à parte, que está sendo realizada com o Sindicato dos Comerciários. Teremos um novo encontro na próxima semana. O Sindilojas é favorável à vinda da empresa”, observou.
A presidente da Câmara, Bruna Molz (PTB) destaca que o Legislativo pretende auxiliar na viabilização deste empreendimento, unindo esforços com demais entes públicos e entidades para, sobretudo, garantir empregos à comunidade. “Como presidente da Câmara de Vereadores, deixo meu apelo ao presidente do Sindicato dos Comerciários, Afonso Schwengber, para que se sensibilize e seja o protagonista da geração de 150 empregos”, citou.
A Câmara deverá realizar uma reunião especial, a partir de um requerimento do vereador Hermany, para ampliar o debate dentro do Legislativo e contribuir com a tomada da decisão da instalação da empresa.