Jéssica Ferreira
Ocorreu na noite desta última sexta-feira, 23, a inauguração das novas dependências do Sindicato dos Metalúrgicos. A cerimônia de inauguração iniciou às 19 horas, e contou com a presença de várias autoridades, sócios e demais convidados.
Foram convidados para fazer parte da mesa de honra Maria Machado, representando o Sindicado do Vestuário de Santa Cruz do Sul e a CUT Regional; Doríbio Grunevald, assessor jurídico do Sindicado dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico do estado do Rio Grande do Sul; Jairo Carneiro, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico do estado do Rio Grande do Sul; Nestor Metz, presidente da União das Associações de Bairros de Santa Cruz do Sul; Daniel Simon, vice-presidente do Sindicato do Sindicado dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Santa Cruz do Sul e Região e Gilberto Moraes Saraiva, presidente do Sindicado dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Cruz do Sul e Região.
A trajetória do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Cruz do Sul é marcada pela luta da classe trabalhadora. Trajetória essa que enfrentou até mesmo a Ditadura Militar, que julgava a luta de classes um ato subversivo. A entidade foi fundada em 16 de dezembro de 1936. Para o atual presidente do sindicato, Gilberto Moraes Saraiva, chegar até onde estão é uma honra muito grande e essa nova reforma é vista como um anseio da categoria. “Estamos hoje com 2,4 mil associados no sindicato. A nova reforma está trazendo muitas vantagens, como um espaço próprio para a saúde, que no caso foi ampliado mais um gabinete dentário, agora estamos com três funcionando com um quadro de quatro profissionais odontólogos e um gabinete exclusivamente para realização de tratamento de canal. Além disso, um novo gabinete médico”, comenta Gilberto Saraiva.
Para Jairo Carneiro, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico do estado do Rio Grande do Sul, que esteve presente na inauguração e participou da mesa de honra, este sindicato é de muita importância para a Federação de Metalúrgicos. “É um sindicato que tem responsabilidade e firmeza, há uma organização de categoria e agora está demonstrando uma gestão, ou seja, geralmente se fala em corrupção, em problemas e roubos, mas neste sindicato mostrou a seriedade e o compromisso em fazer uma obra que oferece condições ideais e humanas, admirada e respeitada até pelo poder público”, ressaltou Jairo Carneiro.
Após a cerimônia de abertura foi apresentada a Diretoria que irá dirigir o sindicato pelos próximos três anos. Em sequência foi dada a palavra para os convidados da mesa de honra e, para finalizar, foi aberta a faixa para os novos consultórios. No final da inauguração foi servido um coquetel para todos os convidados.
Jéssica Ferreira
Gilberto Moraes Saraiva e Jair Carneiro abrem as portas das novas dependências do Sindicato dos Metalúrgicos