A 3º edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) aconteceu em Fortaleza, dias 25 e 26 de outubro, numa promoção da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e AB Solar. O evento reuniu provedores de soluções, integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais e acadêmicos do setor que possuem em comum a atuação direta ou indireta na criação de fontes renováveis de energia. A Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo, representada por seu presidente, Heitor Álvaro Petry, participou de um dos painéis do evento, juntamente com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal.
Petry, em sua participação, destacou a atuação da Sicredi Vale do Rio Pardo nos financiamentos de equipamentos para a geração de energia fotovoltaica. “Santa Cruz do Sul é a segunda cidade no Brasil com mais unidades de energia fotovoltaica instaladas e a maioria financiada pela Cooperativa”, destacou o presidente. Na região do Vale do Rio Pardo, conforme Petry, já foram mais de 330 unidades financiadas. “Nossa linha de crédito visa a sustentabilidade, contribuindo para o círculo virtuoso do desenvolvimento regional, agregando valor aos associados no aspecto econômico de importante repercussão ambiental, melhorando a qualidade de vida e movimentando a economia dos municípios da nossa base territorial”, frisou. Até o final de 2018, a Sicredi VRP deverá fechar R$ 35 milhões em financiamento de energia fotovoltaica.
Solled Energia conquista reconhecimento nacional
Durante o 3º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD), realizado na última semana, em Fortaleza (CE), a Solled Energia, de Santa Cruz do Sul (RS), foi agraciada com o 2º lugar no 4º Prêmio Inovação e Tecnologia Brasil Solar que contemplou as melhores empresas integradoras do país em 2018. “Depois de sete anos de trabalho ter a nossa atuação reconhecida no cenário nacional é motivo de muita alegria. Sabemos que os desafios se renovam e somos gratos a toda a nossa equipe de trabalho”, destacou a diretora da Solled, Mara Schwengber.
Em março deste ano, a Solled Energia firmou a parceria comercial com a multinacional brasileira WEG, fabricante de motores e fornecedora de sistemas elétricos industriais completos, com soluções em energia fotovoltaica para o mercado nacional. O gerente Comercial de Energia Solar da WEG, Harry Schmelzer Neto, destacou a importância do prêmio para a empresa santa-cruzense. “Estamos muito felizes com o desempenho da Solled, nosso maior parceiro neste segmento. É o reconhecimento do trabalho sério que vem sendo desenvolvido”, frisou.