A Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo (VRP) celebrou, na noite de quarta-feira, 21, os seus 103 anos de história. Na ocasião, mais de 180 líderes dos nove municípios da base de atuação da instituição, delegados de núcleos e convidados prestigiaram a palestra “Economia e Meio Ambiente: uma união de futuro”, com a comunicadora Giane Guerra, do Grupo RBS.
O presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, aproveitou o encontro para apresentar os números que destacam os municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Rio Pardo, Vera Cruz, Sinimbu, Herveiras, Passo do Sobrado, General Câmara e Vale Verde na geração de energia solar no Estado e até mesmo no País. “Quando usamos como referência a geração de energia solar por habitante, percebemos como estamos bem posicionados frente a capitais como Cuiabá e Brasília e próximos de Florianópolis”, destacou.
Os nove municípios reúnem 7.190 usinas instaladas, das quais 4,8 mil foram financiadas. Dessas, 60% foram viabilizadas com financiamento da Sicredi-VRP, com mais de R$ 172,5 milhões de receita local gerada desde 2014. “São números que nos destacam e que colocam a nossa região como o berço da energia solar no Estado”, sublinhou.
A palestrante Giane Guerra, uma das principais jornalistas da área econômica do Estado e comunicadora do Grupo RBS há mais de 20 anos, abordou temas e cenários nacionais e internacionais relacionados à produção de energia limpa, com ênfase para eólica, biocombustível, hidrogênio verde e solar. “Temos, como grandes pilares, a transição energética, o mercado de carbono, a economia circular e a conservação das florestas”, destacou. Além deste evento, as comemorações alusivas aos 103 anos da cooperativa prosseguem na campanha Cooperação Premiada, que se estende até o final deste ano com a distribuição de brindes aos associados.