Apoiar ações de interesse coletivo que impactam positivamente na vida de pessoas, comunidades e ecossistemas. Para isso a Sicredi Vale do Rio Pardo mantém o Fundo Social desde 2019. Neste ano, a iniciativa contemplou 117 projetos desenvolvidos por entidades sem fins lucrativos na área de atuação da cooperativa, totalizando mais de R$ 755 mil (referente a 2% das sobras líquidas da instituição no exercício de 2021). A entrega dos certificados às beneficiadas aconteceu nas últimas semanas, em cada um dos nove municípios da base da Sicredi VRP, com a presença de um representante por entidade, autoridades e imprensa.
O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, avaliou que as entregas em cada município foram muito positivas e importantes para mostrar ao associado como a sua instituição contribui para comunidade local. “Estamos cumprindo com a nossa essência enquanto cooperativa, de fazer a diferença na vida de pessoas e comunidades em que estamos inseridos. Somos muito gratos aos projetos apresentados, que aplicam os recursos em ações que impactam na vida das pessoas que mais precisam de apoio”, salientou Petry.
Ele reforçou que o Fundo Social é uma forma de reconhecimento a um grande número de entidades e pessoas que, por meio do voluntariado, se doam para causas sociais e ao bem coletivo e comum. “Ao mesmo tempo que repassamos recursos, também estamos reconhecendo a grandeza do que está sendo feito por pessoas até mesmo no anonimato”, destacou o presidente.
Os 117 projetos contemplados do Fundo Social beneficiarão diretamente mais de 16 mil pessoas. Eles variam entre as áreas da educação, cultura, social, saúde, meio ambiente, inclusão social, esporte, empreendedorismo, segurança, cooperação, inovação e desenvolvimento local. Além de estarem alinhados com os valores e princípios do cooperativismo, os projetos estão vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) propostos numa ação global pela Organização das Nações Unidas.
“De todos os contemplados, 52 estão focados no ODS Educação de Qualidade, seguido de 18 que têm foco no ODS Saúde e Bem-Estar”, destacou o coordenador de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Marco Antonio da Rocha. Ele ainda lembrou que para alinhar a construção dos projetos de acordo com a proposta do Fundo Social, que tem esta relação com o desenvolvimento sustentável, em abril foram realizados três workshops, com a participação das entidades interessadas. Nos quatro anos de repasse de recursos, já foram destinados mais de R$ 2 milhões para 383 entidades.