A Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo, que no próximo dia 21 de setembro, comemora 100 anos de existência, foi homenageada nesta quarta-feira,11, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, o vice-presidente Pedro Carlos Thessing e a diretora de Operações, Daniele Mann, receberam do deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS) uma placa alusiva ao Centenário. “Receber esta homenagem em nome da Sicredi é um grande orgulho e também um privilégio, por estar representando nossos conselheiros, colaboradores, associados, ou seja, nossa grande família do Vale do Rio Pardo. Estou feliz e emocionado em poder compartilhar no plenário da Câmara um pouco da nossa trajetória centenária”, destacou Petry.
O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo foi um dos painelistas convidados para o evento de lançamento da Década da Agricultura Familiar (2019-2028), instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o propósito de valorizar a agricultura familiar em todos os países e impulsionar o desenvolvimento sustentável, desafiando os governos a colocá-la no centro das políticas de segurança alimentar. “Momento ímpar para a Sicredi Vale do Rio Pardo em poder relatar nossa história, que tem tudo a ver com a agricultura familiar, pelas nossas origens e por tudo que ainda nos liga, desde o nosso quadro social e até nossas operações”, enalteceu. Durante sua explanação, Petry destacou o cooperativismo como alternativa ao capitalismo predatório e ao socialismo inibidor na medida que junta pessoas com propósitos semelhantes, unindo forças para construir a prosperidade, a mútua ajuda, na colaboração e na solidariedade. “Essa essência precisa ser transformada em protagonismo em cada cooperativa, em cada setor e ramo de atuação”, destacou.
O deputado Heitor Schuch, proponente da homenagem à Sicredi VRP, parabenizou a cooperativa pelo aniversário, destacando os associados, diretoria, colaboradores e todos que ajudaram na construção desta história. “Este lançamento da Década da Agricultura Familiar caiu como uma luva para mostrar para o Brasil e para as pessoas que moram na cidade, que por trás de um prato de comida, tem a mão de obra familiar e o trabalho das pessoas. Mas, para trabalhar na agricultura familiar, também precisa de assistência técnica e de crédito rural. E quem oportuniza isso é o nosso cooperativismo de crédito. Por isso, ajuntamos tudo isso e trouxemos com muito gosto a Sicredi Vale do Rio Pardo pela sua história e trajetória, que é a atuação junto às pequenas propriedades, dos pequenos municípios”, ressaltou.