Durante os meses de fevereiro, março e abril, a Sicredi Vale do Rio Pardo realizou 122 Assembleias de Núcleo na região de abrangência. Na ocasião foram eleitos e empossados os coordenadores dos núcleos que compõem a cooperativa. Esta nova organização do quadro de associados faz parte da implementação do Programa Pertencer, que tem como objetivo aprimorar o processo de participação dos associados na gestão e desenvolvimento da cooperativa. Para o presidente Heitor Alvaro Petry, o Processo Assemblear é um momento fundamental: “A implementação do Programa Pertencer reflete a nossa preocupação com a transparência na gestão. Como cooperativa, temos o dever de prestar contas sobre as atividades e procedimentos, além de efetivar a participação dos associados através do debate e decisões por voto”, conclui.
Nas Assembleias de Núcleo os associados receberam informações sobre o desempenho do Sicredi em nível nacional e regional e puderam deliberar sobre a prestação de contas da cooperativa, referente ao exercício de 2011. “Apresentamos nossa política de gestão através de relatórios e realizamos toda a prestação de contas com transparência e participação maciça dos associados, que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, debater e decidir sobre as propostas”, afirma Petry.
O representante de cada núcleo, eleito na respectiva Assembleia, levará para a Assembleia Geral Ordinária o voto da sua comunidade. Com a conclusão do processo de nucleação, as Assembleias Gerais a partir deste ano serão realizadas com a participação dos 122 representantes de núcleo e seus suplentes, que atuarão pelo voto delegado. A primeira Assembleia Geral a ser realizada neste novo formato está agendada para o dia 21 de abril, na Sede Social da Afubra, em Santa Cruz do Sul.