Em publicação da Portaria 303/2020, da Secretaria da Saúde (SES), elaborada conforme os requisitos do Plano de Distanciamento Controlado para prevenção e enfrentamento à Covid-19 onde 20 regiões apresentam situações específicas e são definidas por uma cor de bandeira, o Governo do Estado autorizou na última quinta, 14, a reabertura de shoppings centers e centro comerciais, desde que as empresas sigam algumas medidas de restrições.
Essas medidas devem ser implementadas em todos os shoppings localizados nas regiões com bandeiras amarela e laranja, onde o teto de operação deve ser no máximo com 50% de trabalhadores e 50% de consumidores. Nas regiões com bandeira vermelha, as vendas serão somente por tele-entrega ou drive-thru. Na preta, estabelecimentos comerciais que não sejam essenciais estarão proibidos de funcionar.
Para o reinício das atividades, será exigido que os estabelecimentos tenham seus próprios protocolos de contingência, com medidas de prevenção e fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para os trabalhadores. Além da proibição da prova de vestimentas, de acessórios, bijuterias e calçados, a portaria prevê, ainda, uma série de normas, como a desativação de todos os bebedouros, a delimitação do espaço de distanciamento entre mesas e bancos e do número de pessoas nos elevadores e nas escadas rolantes.
Também estará proibida a realização de eventos, exposições, atividades promocionais, ofertas de produtos para degustação dentro dos shoppings. Os estabelecimentos deverão afixar, em local visível ao público e aos colaboradores, cartazes com orientações sobre higienização das mãos, uso de máscara, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza de ambientes.
Classificado na região com bandeira laranja pelo Governo do Estado, em atualização do distanciamento controlado realizada no último sábado, 16, o município de Santa Cruz do Sul já havia emitido um decreto no dia 19 de abril autorizando a retomada de alguns serviços. A partir desta data, o Shopping Santa Cruz reabriu as suas portas para o atendimento das lojas, restaurantes e lanchonetes através do sistema delivery, drive-thru e take away, sendo colocado em prática sem provadores, tapetes e com álcool gel espalhado pelo espaço interno do local. No último sábado, 16, o município emitiu novo decreto onde autorizou que desde ontem, 18, shoppings e galerias do município podem reabrir com serviço de refeição à mesa da mesma forma dos restaurantes. No entanto, devem permanecer isolados brinquedos, bancos, sofás, poltronas e demais áreas comuns de permanência desses ambientes fora das praças de alimentação.
Com a autorização, o Shopping Santa Cruz retomou o uso das mesas na praça de alimentação seguindo as medidas de restrições e de distanciamento controlado previstas no decreto municipal e portaria estadual. Conforme a administração, as mesas estão liberadas para uso do público das 11h às 14h e das 19h às 22h. Já o horário da praça de alimentação para delivery e retirada do balcão segue das 11h às 22h.
Conforme Luciane Hilbig, administradora do Shopping Santa Cruz, todas as empresas do shopping foram afetadas com a paralisação. Ela destaca que algumas empresas fecharam, outras demitiram funcionários e estão com dificuldades para manter os serviços. “Teremos meses difíceis pela frente. Mais empresas irão fechar e mais funcionários perderão seus empregos. Determinações tiveram que ser tomadas em prol da vida e isso foi de suma importância. O que mais nos afetou no contexto da cidade é que tivemos um comportamento diferenciado dos órgãos competentes em relação ao shopping e isto nos prejudicou e continua nos prejudicando muito”, disse a administradora.
O espaço kids para crianças e o cinema ainda seguem fechados. No momento, o Shopping Santa Cruz conta com 29 lojas internas e nove empresas na praça de alimentação. O horário de funcionamento para as lojas segue das 10h às 18h.
Uso de mesas na praça de alimentação foi retomada ontem, 18, com regras de distanciamento social para o público Crédito: Rolf Steinhaus – Riovale Jornal