A unidade do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Santa Cruz do Sul realiza, na manhã deste sábado, 10, uma ação de mobilização no Centro. A atividade, que ocorrerá junto à feira rural da Oktoberfest, próximo do posto de atendimento do CVV, busca apresentar o serviço gratuito à comunidade e realizar escuta presencial de quem desejar o atendimento. A ação ocorre no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Conforme a porta-voz do CVV Santa Cruz, Naira Lisane Zanette, a intenção dos voluntários é apresentar o trabalho realizado pela unidade por meio de uma ação junto à comunidade. “Iremos nos instalar próximos à feira rural, para aproveitar a movimentação de pessoas e distribuir abraços e uma flor amarela, símbolo da prevenção ao suicídio”, explica.
Naira revela que os voluntários vão ampliar o horário de atendimento pela Linha da Vida, o telefone 188, durante este mês. “Estamos no mês da prevenção ao suicídio, por isso, como maneira de colaboração, o grupo decidiu ampliar o horário de atendimento no nosso posto. É o nosso meio de cooperar com esse serviço que é tão importante”, confirma a porta-voz.
Pela Linha da Vida, o CVV realiza a escuta e o acolhimento a pessoas que estão em depressão. Na ligação, que é anônima e pode ocorrer de qualquer parte do Brasil, o voluntário ouve, aconselha e ressalta a importância da vida, independentemente de qualquer sentimento negativo que a pessoa possa ter. O serviço é um dos aliados à prevenção ao suicídio no país.
EM SANTA CRUZ
Na segunda-feira, 5, a Associação Amigos da Vida, mantenedora do posto regional do CVV em Santa Cruz do Sul, completou 17 anos. Nesse período, dezenas de voluntários se alternaram no atendimento ao serviço. “Sempre necessitamos de novas pessoas para ajudar no serviço, pois é uma entrega voluntária, sem remuneração e que exige o comprometimento de algumas horas por semana”, destaca Naira.
Para ser voluntário é preciso ter mais de 18 anos de idade, pelo menos quatro horas disponíveis por semana e vontade de ajudar pessoas. Como as ligações são gratuitas para quem liga, elas são pagas pelos próprios voluntários que contribuem para manter a instituição.
As despesas com o funcionamento do posto do CVV também são mantidas por meio de doações. Quem quiser cooperar com o trabalho, pode depositar nas contas da entidade: Sicredi, agência 0156, conta corrente 38.249-0; e Caixa Econômica Federal, agência 0500, conta 2684-0, operação 013. Os depósitos devem ser destinados à Associação Amigos da Vida, CNPJ: 07.708.503/0001-65.