Início Geral Sessão azul e debate serão realizados nesse sábado

Sessão azul e debate serão realizados nesse sábado

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Promover a inclusão e falar sobre as diferenças que são inerentes a todos os seres humanos. Esse é um dos principais objetivos de um evento especial que será realizado no próximo sábado, dia 9 de junho, no Cinemax do Shopping Germânia. Organizado a partir de uma parceria entre o cinema e a Associação Luz Azul Pró-Autismo de Santa Cruz, a atividade contará com a exibição do documentário “Em Um Mundo Interior”, seguido por um debate. 
Apesar de organizada por uma associação que tem como missão promover o apoio às famílias, a defesa dos direitos, o desenvolvimento pessoal e a inclusão social das pessoas com autismo, o evento será aberto a toda a comunidade. A atividade iniciará com a exibição a partir das 14h10, e passará para o debate por volta das 15h25. O bate-papo deve seguir até às 17 horas. 
A ideia, é que a partir do longa metragem, o grupo possa dialogar. Isso porque o documentário que será exibido retrata justamente a vida de famílias cujos filhos possuem transtornos sensoriais ou cognitivos. Aqueles que pertencem à associação e conhecem essa realidade de perto poderão dar seus depoimentos, e a comunidade em geral poderá falar sobre suas percepções sobre o assunto. 
Além disso, a exemplo do que já aconteceu em outras sessões especiais, a própria exibição do documentário será diferenciada. Conforme explica a proprietária do Cinemax, Cristchie Mahmud, as luzes permanecerão acesas, o volume do áudio será mais brando, aos presentes será permitido levantar, caminhar e conversar, entre outras adaptações, tudo isso com o objetivo de respeitar os autistas, que normalmente se sentem incomodados com o escuro e com sons altos. 
Dessa forma, o evento deverá ser também um momento de lazer para as famílias. “Eu considero muito importante esta parceria para proporcionar para estas pessoas uma opção a mais de lazer, imaginando que na rotina da maioria desses familiares não é comum conseguirem aproveitar completamente alguns entretenimentos e inclusive pelo próprio autista por ele não se sentir à vontade e confortável em alguns ambientes”, destaca a proprietária do cinema, Cristchie Mahmud. “Me sinto realizada pela oportunidade de alguma forma poder fazer a diferença na vida das pessoas”.

OPORTUNIDADE PARA OS PEQUENOS
Cristchie também dá uma dica para pais e mães que possuem filhos pequenos. Por todas as adaptações que a sessão tem, ela aponta que essa é uma boa oportunidade para começar a levar crianças para as sessões. Esse foi o caminho que ela própria fez para iniciar seu filho no cinema. “Quando ele era menor e eu levava ele para assistir às sessões normais, ele ficava agoniado. Quando iniciava o filme ele queria mexer com as pessoas, conversar, e ficava curioso principalmente quando via as pessoas usando o óculos 3D. E isso me deixava constrangida pois de maneira alguma eu queria prejudicar a concentração dos demais. Íamos embora e deixava de levá-lo mais vezes por estas situações. Então para melhor adaptar-se  ele iniciou sua experiência cinematográfica assistindo os filmes nas sessões azul”, contou. Dessa forma ele foi se acostumando. Com o cinema e com as diferenças. 

INGRESSOS
Os ingressos para essa sessão especial estarão com valor promocional de R$ 10,00 e poderão ser adquiridos na hora, no sábado, ou antecipadamente pelo site do Cinemax disponível no endereço eletrônico cinemaxshopping.superingresso.com.br. No site também é possível assistir ao trailer do documentário.

Ficha técnica do filme


Data de lançamento: 31 de maio de 2018
Duração: 1h 15min
Direção: Flavio Frederico, Mariana Pamplona
Elenco: atores desconhecidos
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil
Sinopse e detalhes: o documentário registra a vida de famílias de classes sociais e regiões distintas cujos filhos manifestam transtornos sensoriais ou cognitivos, buscando compreender a percepção do mundo pelo ponto de vista de jovens com Transtornos do Espectro do Autismo.

Documentário Em um Mundo Interior retrata a rotina de algumas famílias de autistas