Início Colunas Servir com moderação

Servir com moderação

O Ministério da Justiça se viu obrigado a tirar da sua página no Facebook uma peça da campanha “Bebeu, perdeu”, que mostrava duas garotas rindo porque a amiga teria bebido demais e não se lembrava do que havia feito. O post tinha o objetivo de conscientizar os jovens sobre os riscos associados ao consumo de álcool, mas foi visto pelos internautas como machista e indutor de bullying e assédio sexual.
No Brasil, volta e meia, o governo lança uma nova campanha contra o abuso de álcool. Contudo, estudos apontam que elas são pouco eficazes entre os jovens (78% dos jovens bebem regularmente e 19% deles já são dependentes do álcool).

*****

Meu sobrinho Marcelo de Souza Pereira está em Sydney, Austrália, estudando inglês e trabalhando como bartender (nome dado a quem prepara bebidas no bar) no Criniti’s Italian Restaurant, e me contou via WhatsApp que o consumo de álcool não é bem visto por lá. Na Austrália comprar e ingerir álcool em qualquer lugar é proibido. Para isso existem as Bottle Shop (estabelecimentos especializados em bebidas alcoólicas).

*****

Os bares e restaurantes exigem um certificado, chamado RSA (Responsible Service of Alcohol), para quem quer trabalhar num ambiente em que são vendidas bebidas alcoólicas. No curso o profissional é treinado para vender álcool apenas para aqueles que estão sóbrios e são maiores de idade. “Pela lei, ninguém pode ficar bêbado. Se eu ver alguém com sinais de embriaguez no bar devo oferecer água e comida, ver se ele está ou não acompanhado e, se necessário, pedir para que se retire. Caso ele seja difícil de lidar, devo chamar a Polícia que vai retirá-lo e multá-lo. Se eu servir álcool a um cliente que já demonstra sinais de embriaguez posso tomar uma multa, ser demitido ou deportado”, explicou Marcelo.
E disse mais: “Os australianos sabem que uma pessoa que está alcoolizada representa um perigo para si mesma ou para seu meio e, por isso, não deve continuar bebendo. E eu tenho a obrigação de dizer que não vou continuar vendendo bebidas a ela, já que a capacidade de tomar decisões fica comprometida quando uma pessoa está mais para lá do que para cá”.

*****

A Austrália vai além da campanha “Beba com moderação”. Na terra dos cangurus, o garçom é que tem que servir com moderação.