Com o objetivo de promover a inclusão social através do esporte, a Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), promoveu, nesta quarta-feira, 10, um curso prático com os profissionais de educação física que atuam em projetos e em escolas da rede municipal e estadual, estagiários, e demais servidores que trabalham na área da educação. O curso como teve como tema Paradesporto Escolar e seu Potencial Transformador.
De acordo com o psicólogo Flávio Ramon, do Departamento de Esportes, a capacitação, ministrada pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência Física e Altas Habilidades (FADERS), teve duração de 40 horas, incluindo aulas no formato online e presenciais. “O objetivo é promover a qualificação desta área em Santa Cruz do Sul e assim oferecer melhores oportunidades para as pessoas com deficiência terem acesso ao esporte e lazer”, explicou.
Nas aulas práticas, que ocorreram no Centro Integrado de Iniciação ao Esporte (CIE), no Bairro Faxinal Menino Deus, foram desenvolvidas atividades como basquete em cadeira de rodas, voleibol sentado, bocha paralímpica, e goalball, uma das modalidades praticadas por deficientes visuais.