A aceleração da digitalização de serviços públicos do governo federal ocorre com ações simultâneas, que se somam, para facilitar a vida do cidadão, em especial de quem precisa evitar deslocamentos devido à Covid19. Desde o começo da pandemia, cresceu o número de serviços transformados em digitais e o de acessos a eles no portal Gov.br. E aumentou ao mesmo tempo a inserção de novos serviços na ferramenta que permite o uso de um único login e senha. O encadeamento dessas soluções resulta agora na marca de 60 milhões de pessoas cadastradas no login único do governo federal.
O login único é uma solução da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia para que as pessoas não precisem, por exemplo, criar um login e uma senha para acessar o Meu INSS e outros login e senha para a CNH Digital, por exemplo. E assim, sucessivamente, para cada serviço a que precisem recorrer na tentativa de resolver suas demandas.
“Quanto mais pessoas você tiver acessando serviços públicos digitais, sem se deslocarem para solucionar suas demandas, mais rapidez, eficiência e economia temos para o Estado brasileiro”, ressalta o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro. “O login único representa uma evolução na vida do cidadão, que já não precisa mais realizar diversos cadastros e memorizar nomes de usuário e senhas diferentes.”
De janeiro a março deste ano, 3,66 milhões de pessoas a cada mês, em média, criaram suas contas no login único – é uma por CPF. Em abril, foram 4 milhões de pessoas. O incentivo ao uso dos serviços digitais é uma diretriz de governo no enfrentamento à Covid-19. No login único, houve um acréscimo no número de serviços disponíveis em março e abril – hoje já chega a 826 serviços.
Serviços mais acessados
Os serviços mais acessados neste momento no login único são o Meu INSS (do Instituto Nacional de Seguro Social); a Carteira de trabalho digital; o site da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), e a Carteira Digital de Trânsito.
Com a ferramenta, o cidadão pode utilizar serviços públicos não apenas do governo federal, mas também do Distrito Federal e oito estados: Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia. As 27 Juntas Comerciais espalhadas pelo país também já estão integradas ao sistema, além de quatro municípios: São Paulo, Recife, Blumenau (SC) e Rio do Sul (SC).
Alguns dos principais serviços integrados nas últimas semanas ao login único foram: Enem/MEC (Exame Nacional do Ensino Médio); Portal de Serviços do Rio Grande do Sul; e Sistec/MEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica).
“Há uma série de serviços com alta demanda entre a população, como Sisu (Sistema de Seleção Unificada, do Ministério da Educação) e e-CAC (Centro Virtual de Atendimento, da Receita Federal), nos quais estamos trabalhando para a integração total ao login único. Dessa forma, simplificamos ainda mais a utilização dos serviços pelo cidadão”, acrescenta o coordenador-geral de Plataformas de Serviços Públicos Digitais da Secretaria de Governo Digital, Hudson Mesquita. (Fonte: Ministério da Economia)
Números do login único
– São oferecidos hoje 826 serviços públicos federais, estaduais e municipais;
– 60 milhões de pessoas – mais de um quarto da população brasileira – já têm cadastro no login único.
Como era antes
– Órgãos do governo federal, dos estados e dos municípios atuavam até então de forma isolada, sem coordenação com as iniciativas de transformação digital do governo federal, resultando na sobreposição de esforços.
– O cidadão precisava realizar diversos cadastros e memorizar nomes de usuário e senhas diferentes, para cada site ou aplicativo dos órgãos públicos.
Como ficou
– O cidadão memoriza apenas um login e uma senha.
– Os usuários passam a consumir serviços públicos com acesso cada vez mais fácil, independentemente de quem presta o serviço.