A Ouvidoria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completa 25 anos neste mês de setembro. A Ouvidoria da Unisc foi a primeira implantada em uma universidade comunitária no Brasil, além de também ter sido a primeira ouvidoria universitária do Rio Grande do Sul. Ao longo dos 25 anos, foram mais de 17 mil demandas atendidas.
A ideia de criação da Ouvidoria da Unisc surgiu dentre as propostas de campanha do candidato ao cargo de reitor, professor Luiz Augusto Costa a Campis, em 1997. Assim, a criação/implantação, aconteceu, de fato, em 1998 e se deu junto ao Gabinete da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).
Na época da implementação da Ouvidoria da Unisc, no cenário nacional, existiam somente ouvidorias em Instituições de Ensino Superior federais, sendo que a Ouvidoria da Unisc foi inspirada neste formato. “Desta forma, indo ao encontro dos ideais comunitários e democráticos de uma instituição voltada a atender os anseios da sua comunidade local e regional, por meio do comprometimento com políticas públicas e inclusivas, a ouvidoria foi implementada com o propósito de ser aberta à sociedade”, complementa a coordenadora da Ouvidora, Ana Claudia de Almeida e a ouvidora assistente, Caroline dos Santos.
A Ouvidoria funciona como um elo de ligação entre a comunidade – acadêmica ou externa – e as instâncias administrativas da Universidade, visando agilizar a administração e aperfeiçoar a democracia. Tem como objetivos assegurar a participação da comunidade na Instituição, para promover a melhoria das atividades desenvolvidas; e reunir informações sobre diversos aspectos da Universidade, com o fim de contribuir para a gestão. Atualmente, no período letivo, o local recebe entre 100 a 150 solicitações por mês. No período de férias, o número fica em torno de 60 a 80.
“As Ouvidorias são, historicamente, canais democráticos de comunicação entre as mais diversas instituições e seus públicos. Contudo, além desse primordial papel de escuta ativa, de dar voz a quem precisa ser ouvido, há a função de suporte ao gerenciamento organizacional e de pessoas. Isso porque, os dados arquivados no setor podem servir de aporte à definição das decisões, sejam dos gestores de áreas específicas, sejam da gestão superior”, dizem as funcionárias.
Ainda, compete ao ouvidor a tarefa de, a partir dos dados que têm em mãos, avaliar e sugerir melhorias à organização, visto que as informações contribuem para nortear os caminhos da instituição. “Tais dados fornecem subsídios para que se entenda como, neste caso, a universidade está sendo vista no contexto organizacional interno, por meio dos relatos dos colaboradores técnicos e docentes, bem como dos estudantes; e externo, pela fala da comunidade. Assim, é inegável que as ouvidorias são termômetros e auxiliam nas tomadas de decisões da gestão superior. Resumidamente, as ouvidorias são extremamente importantes para todo tipo de instituição, seja pública ou privada, porque dão voz às pessoas, oportunizam o diálogo e incentivam a democracia. Uma instituição que possui uma ouvidoria é uma instituição aberta”, refletem.
Como funciona
Qualquer pessoa pode procurar a Ouvidoria da Unisc para encaminhar:
Reclamações – em que o solicitante pode reclamar sobre quaisquer unidades da Instituição e sobre serviços prestados pela Unisc;
Sugestões- em que o solicitante pode sugerir alternativas para melhorar as unidades, os serviços prestados e/ou as instalações da Unisc;
Consultas – em que o solicitante pode obter informações;
Elogios – em que o solicitante pode elogiar funcionários – técnico-administrativos e/ou docentes -, serviços, instalações e outros elementos que considere eficientes na Unisc.
Após registrada a demanda, o assunto é encaminhado aos gestores. A Ouvidoria tem o prazo de até 15 dias para responder uma demanda, exceto em situações muito específicas em que a tratativa do assunto é mais demorada e exige mais prazo. Lembrando que a Ouvidoria trabalha com o sigilo do nome de quem a procura. Exceto em casos em que o demandante autorize informar o nome.
Como acessar
Na Ouvidoria, as pessoas são atendidas pelo e-mail [email protected], pelo formulário no site da Unisc, pessoalmente e por telefone/Whatsapp (51) 3717-7313. O atendimento é de segundas a sextas-feiras das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30, na sala da Edunisc, no Bloco 28 da Universidade. Atende todos os campi, a Educar-se e o Cepru.