Tiveram início nesta sexta-feira, 12, as aulas da primeira turma de serventes de escolas da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul que receberão a Capacitação em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, com direito a certificação. O curso é ofertado por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal da Educação e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), com o objetivo de oferecer aos alunos uma merenda de alta qualidade, saudável, balanceada e de acordo com as normas vigentes.
Neste primeiro momento, 25 serventes foram convidadas a participar da capacitação, que abordará assuntos relativos à qualidade da água, cuidados com alimentos, legislação, entre outros pontos importantes para o atendimento das demandas da merenda escolar. Nesta aula inaugural, elas foram recebidas na sede da Uergs de Santa Cruz do Sul pelo chefe da unidade, Etis Onival Kiefer, que disse estar muito feliz com a parceria da Prefeitura e destacou que a Universidade está de portas abertas para a realização deste tipo de iniciativa.
Participou também o secretário municipal da Educação, Wagner Machado, que parabenizou as serventes por estarem dispostas a aprender mais e trocar experiências com as colegas, a fim de proporcionarem boas condições de alimentação e nutrição, contribuindo para o desempenho físico e cognitivo dos alunos da rede municipal. “Nenhuma criança tem capacidade de aprendizagem se não tiver os nutrientes mínimos necessários para o seu desenvolvimento, e vocês estão nas escolas garantindo que esses nutrientes cheguem na quantidade e na qualidade necessária”, disse Wagner às participantes, após agradecer à Uergs pela cooperação que, segundo ele, tem muito a entregar para a comunidade.
Esta primeira aula foi ministrada pela professora da Uergs Daniela Limberger. A capacitação tem duração de 16 horas e será realizada, para esta turma, em mais três tardes: 19, 22 e 26 de maio. A expectativa é capacitar outras duas turmas ainda neste ano, totalizando 75 serventes e, no ano que vem, seguir com os cursos para contemplar todos os 200 profissionais que atuam na função. A organização é das nutricionistas da alimentação escolar do Município, Elizabeth Rodrigues, Cristiane Grapiglia e Marcelle Sá Franco.