Gastão Gal
As notícias tem preocupado a maioria das pessoas ao redor do mundo. Seca e queda na produção de alimentos nos Estados Unidos, seca nos estados do sul do Brasil e chuva em demasia no norte e nordeste de nosso país. Muitas calamidades, tais como tsunamis e terremotos têm assolado muitos países ao redor do mundo.
Os presidentes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ao longo dos anos têm reiteradamente orientado a todos os membros a fazerem um armazenamento de alimentos não perecíveis para no mínimo seis meses. Técnicas para preservar alimentos por até dois anos são ensinadas em todas as capelas ao redor do mundo.
Também programas de treinamento contra calamidades são periodicamente ministrados aos membros para se precaverem e auxiliarem as comunidades em geral quando ocorrerem estes efeitos danosos causados pelas intempéries e dificultando a vida normal das pessoas. Trata-se de um programa mundial onde os membros se engajam aos órgãos oficiais de socorro e a defesa civil dos municípios e por estarem preparados em geral são os primeiros a propiciarem ajuda aos atingidos.
Os grupos de socorro são organizados por habilidades sendo que os mais preparados lideram os grupos socorristas tornando o trabalho eficiente e imediato.
Este envolvimento comunitário é denominado de evangelho ema ação onde cada membro consciente de suas obrigações procuram fazer aquilo que o Salvador Jesus Cristo faria aos necessitados.
Devemos, portanto fazer todas as coisas a maneira do Senhor. O mundo age de fora para dentro; o Senhor age de dentro para fora. O mundo procura tirar as pessoas da favela; Cristo tira a favela das pessoas e, depois, elas mesmas se retiram da favela. O mundo molda os homens modificando seu ambiente; Cristo modifica os homens, que por sua vez, modificam seu ambiente. O mundo molda o comportamento humano, mas Cristo pode mudar a natureza humana. (Erza Taft Benson)