Início Geral Senador Paulo Paim participa de atividades voltadas ao idoso

Senador Paulo Paim participa de atividades voltadas ao idoso

EVERSON BOECK
[email protected]

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Santa Cruz do Sul promove hoje à tarde, às 14 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, a palestra “Idosos: avanços e desafios” ministrada pelo senador Paulo Paim (PT). Desde cedo ele estará em Santa Cruz do Sul cumprindo agenda de compromissos com políticos, empresas e entidades. Pela manhã, às 11 horas, Paim visitará a Prefeitura de Santa Cruz onde será recepcionado pela prefeita Kelly Moraes e o vice-prefeito Luiz Augusto Costa a Campis. Ao meio-dia participa de um almoço na Metalúrgica Mor e, às 13 horas, visita o residencial para idosos Bem-Viver. Após a palestra, o senador segue para atividades em Venâncio Aires.
Segundo a presidente do CMI, Claudete Sulzbacher, o órgão tentava a vinda do senador desde abril, na Conferência Municipal do Idoso. “Nosso sonho era de o senador Paim ser um dos painelistas, na parte da manhã, onde se apresentam informações para ajudar na apresentação das demandas do município, para o biênio. Como não foi possível conciliar as agendas, ficamos na tentativa e o convidamos para vir à nossa cidade no dia 15 de junho, data em que se discute nacionalmente a violência contra as pessoas idosas. Tivemos que antecipar o evento porque dias atrás foi-nos dito que ele poderia estar aqui somente dia 5 de junho”, comenta.
O foco da palestra será uma apresentação, por parte do senador, sobre o que já existe em termos de legislação para idosos, desde a criação do Estatuto do Idoso, bem como propostas em andamento, e os possíveis pleitos. A votação sobre a permanência ou não do Fator Previdenciário é outro ponto importante que será abordado e que afeta a todos os que pensam em se aposentar.

DEMANDAS

Antes da palestra na Câmara de Vereadores, Paim visitará a obra do Residencial e Centro de Convivência Bem Viver, erguido pela AATI há uma década. “Queremos que ele conheça esta obra realizada com o esforço da comunidade, de modo que dotou Santa Cruz do Sul de um espaço moderno para residência de idosos, bem como para convivência, para realização de atividades, através de oficinas, utilização da área”, enfatiza Claudete. A ideia é de que o senador também conheça o Asilo de Idosos.
Conforme a presidente do CMI, o conselho buscará suporte do parlamentar para a montagem da Política Municipal do Idoso e para a criação do Fundo Municipal do Idoso. “Essas demandas do Conselho Municipal do Idoso são necessárias para a apresentação de projetos para idosos no município e captação de recursos, públicos e dos contribuintes do Imposto de Renda. A AATI e a Asan poderiam ser muito beneficiadas, bem como projetos para idosos que estejam de acordo com a Política a ser criada”, ressalta.

PRINCIPAIS DIFICULDADES

Claudete Sulzbacher, presidente do CMI, lamenta a falta de estrutura e pontua esta como uma grande dificuldade na realização dos trabalhos. “Nos falta estrutura. Usamos telefone  e computador próprios, mas não temos uma sala, nem uma pessoa para atender idosos e entidades voltadas para este público. Na conferência anterior, foi sugerido um 0800, para informações pertinentes para idosos, porém nada de concreto aconteceu”, lembra.
A presidente do conselho, também salienta que as despesas com deslocamentos para reuniões fora do município não são cobertas pelo Executivo quando o conselheiro não representa o governo municipal. “Também precisamos que seja criada a Política Municipal do Idoso e o Fundo Municipal do Idoso para captarmos recursos dos contribuintes, como já acontece com o Comdica. Modelos já foram apresentados ao Executivo. Falta apenas ser finalmente aprovado”, sublinha.

DIVULGAÇÃO/RJ

Claudete: “Precisamos que seja criada a Política Municipal do Idoso e o Fundo
Municipal do Idoso para captarmos recursos dos contribuintes”