EVERSON BOECK
[email protected]
Uma agenda de compromissos com visitas e palestra foi cumprida durante a última terça-feira, 5, pelo senador Paulo Paim (PT) em Santa Cruz do Sul. A vinda do parlamentar ao município foi viabilizada pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI) que promoveu, à tarde, a palestra “Idosos: avanços e desafios” ministrada pelo senador. A atividade é alusiva ao dia 15 de junho, decretado pela Organização Mundial de Saúde como o dia mundial de combate à violência contra a pessoa idosa.
No início da manhã, Paim foi recebido no Executivo pela prefeita Kelly Moraes e o vice-prefeito Luiz Augusto Costa a Campis. No encontro, os políticos conversaram sobre o cenário local e estadual. Também foi assunto a cadeia produtiva do tabaco e os atuais problemas enfrentados pelo setor. Após, ele seguiu para reunião-almoço na Metalúrgica Mor e, em seguida, visitou o residencial para idosos Bem-Viver. Antes da palestra, representantes do Centro de Convivência Lar dos Idosos de Vera Cruz entregaram a Paim um documento pedindo apoio para revitalização da entidade. Segundo o presidente Cládio Moraes, o local foi doado por um casal vera-cruzense na década de 90 e ficou sob cuidados da Administração Municipal, mas acabou desativado em 2006.
Durante a palestra, Paim falou sobre a importância do Estatuto do Idoso (do qual ele é autor), da Previdência Pública, do reajuste de salário para os aposentados além de várias políticas públicas que também discutem questões previdenciárias. O senador ainda defendeu o fim do voto secreto no Congresso, já que é de sua autoria a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 50 que prevê o voto aberto nos casos de aprovação ou exoneração de autoridades, perda de mandato parlamentar e no exame de vetos presidenciais a projetos de lei. De acordo com Paim, o voto secreto é um ato de covardia. Para ele, o homem público não pode ter medo de expor uma posição perante a comunidade. “Muitas vezes o político diz uma coisa, mas depois vota contra os interesses da sociedade”, argumenta.
Também na terça-feira, o presidente do Senado, José Sarney, determinou à Secretaria-geral da Mesa a inclusão na pauta do Plenário de todas as matérias que tratem da extinção ou limitação do voto secreto nas decisões do Senado e da Câmara, inclusive para perda de mandato. Conforme a Secretaria, no dia 13, começarão a ser examinadas as propostas de emenda à Constituição (PEC) 50/2006, do senador gaúcho Paulo Paim (PT), 38/2004, do ex-senador Sérgio Cabral e 86/2007, do senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
FOTOS: ROLF STEINHAUS
Vice-prefeito, Luiz Augusto Costa a Campis, senador Paulo Paim e a
presidente do CMI, Claudete Sulzbacher
Público assistiu palestra “Idosos: avanços e desafios” onde Paim também
falou sobre a importância do Estatuto do Idoso