Início Religião Semana Santa contará com momentos especiais

Semana Santa contará com momentos especiais

Ana Souza
[email protected]

A Diocese de Santa Cruz do Sul realiza uma programação especial para celebrar a Páscoa. Na Catedral São João Batista a organização está à cargo do Conselho Administrativo e de Pastoral, dos colaboradores e colaboradoras e da equipe de padres. Entre as atividades ocorrem visitas a doentes, idosos e geriatrias, conforme a programação dos ministros e ministras visitadores; Hoje, dia 17 de abril, confissões das 8h30 às 16h30; 18, das 8h às 11h, das 14h às 16h30 e às 19h e no dia 19, 8h30 às 11h e 14h às 16h.
As celebrações da Semana Santa iniciaram ontem, 16, com várias atividades nas Igrejas. Às 19h, na Catedral, Missa dos Santos Óleos e a presença de todos os padres da Diocese; hoje, 17, Quinta-feira Santa, 16h, Missa para Idosos na Catedral e às 19h, Missa da Instituição da Eucaristia e Lava-pés; 19h, Missa com cerimônia do Lava-pés nas igrejas Conceição e São José; 19h30, a cerimônia ocorre na Santo Antonio, Espírito Santo e Linha Santa Cruz e às 20h, na Ressurreição e Santo Inácio.
A programação da Sexta-feira Santa, dia 18, será a partir das 15h, com Celebração da Paixão e Morte de Jesus na Catedral, Ressurreição, Conceição, Espírito Santo, Santo Antônio, Santo Inácio, São José e Linha Santa Cruz. Ás 17h, início da caminhada com via-sacra até o Morro da Cruz, com saída na frente da catedral São João Batista; 19h, Procissão do Senhor Morto em torno da Praça Getúlio Vargas e às 19h30, Procissão do Senhor Morto até a Igreja da Ressurreição com saída em frente à Brigada Militar, na Rua 28 de outubro.
No Sábado Santo, dia 19, às 16h, Missa na Capela Santa Helena; 18h, Celebração da Vigília Pascal na Comunidade São Luiz do Monte Verde; 18h, na Comunidade Sagrado Coração de Jesus do Belvedere; 19h, Vigília Pascal e Missa nas igrejas Santo Inácio, São José e Conceição e às 20h, Vigília Pascal e Missa na Catedral, Ressurreição, Santo Antonio, Espírito Santo e Linha Santa Cruz.
No Domingo de Páscoa, dia 20, Missa na Catedral às 7h, 9h, 10h30 e 19h;8h, missa na Ressurreição e Conceição; 8h30, Missa em Linha Santa Cruz, Santo Antônio e Espírito Santo; 9h, Missa na Comunidade Senhora do Carmo do Bairro Margarida Aurora; 9h, Missa na Igreja São José; 9h30, Missa na Igreja Santo Inácio e às 10h30 e 19h, Missa na Catedral.

DATA CRISTÃ

A palavra Páscoa vem do hebreu Pessach, que significa ‘passagem’, sendo uma festa celebrada há mais de 2 mil anos e que serve para lembrar o êxodo dos judeus do Egito, depois de trezentos anos de escravidão. Para os cristãos, essa é a mais importante das datas cristãs. É comemorada em todas as partes do mundo e simboliza alegria, recomeço, nova vida e sentido do sacrifício, em razão de outra passagem: a ressurreição de Jesus Cristo.
Muitos costumes ligados ao período pascal vêm da celebração da Páscoa judaica, em que o sacrifício do cordeiro era um prognóstico do sacrifício de Cristo na cruz.
Os símbolos da Páscoa no mundo são: o cordeiro (representa o sacrifício do Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo); as luzes, velas e fogueiras (significam a chama da luz e da esperança); os ovos (simbolizam o nascimento, a nova vida que retorna à natureza, visto que a existência de muitos animais tem sua origem no ovo); os coelhos (representam o nascimento e a nova vida, em razão de sua fertilidade, pois são animais que se reproduzem rapidamente e em grande escala). Fonte: www.paulinas.org.br

Divulgação/RJ

Um dos rituais da Semana Santa: Jesus lava os pés dos discípulos