Entre os dias 21 e 28 de agosto, é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Estabelecida pela Lei n° 13.585/2017, a data tem como objetivo promover ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência. Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), diversas são as atividades que permeiam o tema, além de um setor que oferece suporte às pessoas que têm alguma deficiência.
O Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC) acompanha, somente neste ano, 37 estudantes com deficiência ou altas habilidades (13 com autismo, 9 com deficiência intelectual, 8 com deficiência física, 2 com surdez, 2 com baixa visão, 1 com deficiência auditiva, 1 com cegueira e 1 com altas habilidades). Além disso, promove ações na VI Semana de Inclusão e Acessibilidade da Unisc – Viva à Diferença, organizada pelo NAAC desde 2018, evento alusivo à Semana e ao Agosto Laranja – mês de pessoa com deficiência no município de Santa Cruz do Sul.
No início de agosto, o NAAC já realizou uma ação de sensibilização com dicas de convivência para estudantes cegos no Ensino Superior, com os 60 estagiários do Curso de Psicologia da Unisc, que estão atuando no Serviço Integrado de Saúde da Unisc (SIS). Ainda, organizou o “Espaço Família: Inclusão e acessibilidade na Universidade”, voltado às famílias dos estudantes com deficiência e também uma atividade de conscientização sobre os diferentes tipos de acessibilidade.
Um projeto dentro das escolas
Além do NAAC, a Unisc também tem o Projeto Escola Inclusiva (PEI). Renovado para 2024, a iniciativa atende atualmente 16 escolas municipais e 75 crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental com Transtorno do Espectro Autista, deficiência intelectual e deficiência física. Envolve o apoio de estudantes de todas as licenciaturas da Universidade e do Curso de Psicologia.
Coordenado pelas professoras Cleidi Lovatto Pires e Carla Lavínia Pacheco da Rosa, o projeto contempla formação específica para os estagiários com sala virtual, encontros virtuais e presenciais ao longo do ano letivo. O projeto também oferece às escolas atendimento personalizado envolvendo orientação, cursos e visitas para atender demandas e trocas de experiências.
No último dia 20, ainda realizou uma mesa de debate sobre “Desafios do TEA na escola”, iniciativa das professoras da Disciplina de Educação Inclusiva, Cleidi Lovatto Pires e Tatiana Resch. Teve a participação de representantes de duas instituições: Hugo Braz e Luciane Braz, fundadores e moderadores da rede gaúcha pró-autismo da Associação Luz Azul; e Thaís Campos Teixeira, do Centro Municipal de Atendimento ao Autista Girassol.