Mais de um milhão de alunos da rede estadual voltam às suas atividades a partir desta segunda-feira, 30, após o término do recesso escolar. O período de férias é definido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a partir do Protocolo de Intenções assinado em conjunto com diversas entidades de ensino publico e privado no Rio Grande do Sul no ano passado, que definiu o Calendário Escolar 2012.
De acordo com o protocolo, as aulas na rede estadual têm término previsto para 21de dezembro. O período contempla os 200 dias letivos e 800 horas/aula por ano para o Ensino Fundamental e 1.000 horas/aula para o Ensino Médio, exigidos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional.
Esse período de férias pode estar flexibilizado em alguns colégios, devido a acertos feitos no início do ano entre as direções das escolas e Coordenadorias Regionais da Educação (CREs), em decorrência de particularidades de determinadas regiões, como por exemplo, o convênio do transporte escolar.
Com a volta às aulas, a Secretaria da Educação mantém as orientações já adotadas em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), para as escolas, Coordenadorias e comunidade escolar em relação à prevenção à Influenza H1N1 (Gripe A). São medidas simples e eficazes para a prevenção, como a higienização pessoal e de objetos, como os brinquedos utilizados em turmas da Educação Infantil.
Os alunos, professores e funcionários com síndrome gripal devem ser encaminhados para atendimento médico. Os sintomas mais comuns que podem ser apresentados são febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, na ausência de outros diagnósticos, podendo ou não estar acompanhada de outros sinais e sintomas como cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor nos músculos), artralgia (dor nas articulações) ou dispneia (falta de ar).
As secretarias recomendam que pessoas doentes com síndrome gripal permaneçam em casa, se possíveis, durante sete dias após o início dos sintomas, respeitando-se as normas administrativas vigentes. Crianças menores de 12 anos deverão ficar 14 dias em repouso. Casos suspeitos devem ser notificados à Secretaria de Saúde do município onde a escola esteja localizada. Quando do retorno à escola recomenda-se avaliação médica.
Assessoria Seduc