Luísa Ziemann
[email protected]
O mês mais gaúcho do ano merece uma série de festividades que enalteçam o orgulho pela cultura e tradições do Rio Grande do Sul. Neste ano o tema dos Festejos Farroupilhas é “Etnia do Gaúcho: Rio Grande, Terra de muitas Terras” e a programação oficial será aberta em Santa Cruz do Sul na próxima terça-feira, 13, às 8h30, no Parque de Eventos, com a chegada da Chama Crioula que vem de Canguçu.
No primeiro dia de programação, a organização fica por conta do CTG Laço Velho. Após a recepção do fogo simbólico, haverá café campeiro para autoridades e convidados. Ao meio-dia será servido almoço para as crianças do projeto Piazito e, à tarde, haverá atividades culturais e apresentações artísticas. À noite, a celebração fica por conta de um jantar-baile de abertura oficial da Semana Farroupilha e alusivo também ao 41º aniversário do Laço Velho.
Na quarta-feira, 14, a programação ficará sob o comando dos Cavaleiros da Integração. Após a recepção da chama e hasteamento das bandeiras, às 8h30, haverá café da manhã para os presentes e alunos da escola convidada. Durante todo o dia, as atividades serão dedicadas aos estudantes, com oficinas de encilha e passeios de charrete. Nesse dia, os centros tradicionalistas e demais entidades ligadas à cultura gaúcha no município iniciam as suas próprias programações em relação à Semana Farroupilha, culminando no desfile do dia 20 de setembro, terça-feira.
O desfile na Rua Ernesto Alves, que iniciará às 9 horas, está com inscrições abertas até este domingo, às 23h30. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected], aos cuidados de Marcela Carvalho. A programação do dia 20 se estenderá até a tarde, com mateada na Praça Getúlio Vargas a partir das 15 horas. Haverá apresentações artísticas de entidades tradicionalistas e folclóricas e shows com grupos musicais locais. O encerramento da Semana Farroupilha acontecerá às 18 horas com a extinção da Chama Crioula.
O tema dos festejos deste ano busca instigar a sociedade a pensar na diversidade da cultura gaúcha e na dimensão coletiva que o Rio Grande do Sul possui. Através da ampla programação dedicada ao tradicionalismo, as entidades de Santa Cruz querem homenagear todas as etnias que chegaram ao Estado e formaram a pluralidade cultural hoje existente. O patrono no município é Cláudio Roberto Mariani e o estadual, o cantor, compositor, gaiteiro e violinista Adair de Freitas.
Cuidados com os cavalos para o desfile do dia 20
Na noite da última quinta-feira, 8, a coordenação dos Festejos Farroupilhas, membros da Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS) e representantes de entidades estiveram reunidos com a médica veterinária Aline Correa da Silva, que é fiscal estadual agropecuária e representante da Inspetoria Veterinária. O objetivo do encontro foi esclarecer as normas exigidas pelo Estado para o desfile a cavalo no dia 20 de setembro.
Entidades filiadas à ATS, CTGs, DTGs e piquetes devem encaminhar um formulário disponibilizado pela inspetoria preenchido até esta segunda-feira, 12. Para instituições e cavalarianos não filiados à ATS, as inscrições para o desfile e os formulários também devem ser encaminhadas até a mesma data para o e-mail [email protected], aos cuidados de Pedro Oli. Segundo Aline, entre as exigências do serviço veterinário para a Semana Farroupilha está ter os exames sanitários do animal em dia, bem como a vacinação. O número de cavalos do desfile também precisa ser informado até segunda-feira.