Alyne Motta – [email protected]
Santa Cruz do Sul vive de cultura. Isso é um fato fácil de comprovar, basta ver a variedade de eventos que são realizados no município. Feira do livro, show de qualidade, peças teatrais, e outras tantas coisas que são realizadas por aqui, sem deixar de lado a valorização dos artistas.
O Serviço Social do Comércio (Sesc) de Venâncio Aires foi o precursor da Semana de Teatro e Circo. Em 2010 foi desenvolvido na cidade e, com uma avaliação positiva, os municípios de Santa Cruz do Sul e Lajeado resolveram unir-se à causa. A parceria de expectativas e ansiedade deu muito certo.
Yaskara Ferreira
Teatro tomou conta de praças durante a semana
De acordo com a responsável pela área de cultura do Sesc de Santa Cruz do Sul, Janine Pfaffenzeller, o trabalho foi intenso na busca da programação ideal, a escolha dos materiais certos. E junto com Geison Aquino, de Venâncio Aires e Mariana Beppler, de Lajeado, a semana tornou-se realidade.
A escolha do tema “A arte pode mudar sua vida… permita-se”, serviu de convite para todos. “E o respeitável público se permitiu, viveu oito dias intensos de programação cultural cheios de graça, encantamento, emoção, de arte para encher os olhos”, declarou Janine.
Com cultura espalhada por toda parte, este evento foi o grande início de 2012 para a região dos Vales do Rio Pardo e Taquari. “Com certeza chegamos ao nosso objetivo maior, o de conquistar todos os públicos, crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas especiais”, comenta.
“É uma sementinha que plantamos em novos públicos e que renovamos com os fiéis, e esperamos continuar mantendo no decorrer do ano com as programações do ArteSesc”, acrescenta Janine, relembrando que todos os momentos foram únicos. “Arte é assim, toca em cada um de uma forma íntima, no coração”, afirma.
MOSTRA REGIONAL
Janine também avalia, não só o público presente, mas também a qualidade da programação da I Mostra Regional de Teatro e Circo, um evento realizado pelo Sesc e pelo Centro dos Artistas Independentes (CAI) no fim de semana, 31 de março e 1º de abril, aqui em Santa Cruz do Sul.
Yaskara Ferreira
Evento buscou integrar a população à arte circense
“Tivemos programações com a participação dos artistas locais e da região, mostrando seus trabalhos e arrancando aplausos merecidos do público”, declara Janine. Ela ainda relembra sobre as importantes parcerias firmadas, para que os eventos fossem realizados com sucesso.
Ela destaca as oficinas realizadas através do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen) com o projeto Caminhos Cênicos, o apoio e participação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz com o Departamento de Cultura, entre outras entidades: Unimed VTRP, Sindilojas, CDL, Sirecom e Sindigeneros.
Com tudo dando certo, o resultado não poderia ser outro: Sucesso. Já há quem diga que está à espera da próxima Semana Sesc de Teatro e Circo e da Mostra Regional. Agora vamos aguardar.