Nelson Treglia
[email protected]
O Athletico Paranaense derrotou o Inter no Beira-Rio, por 2 a 1, e sagrou-se campeão da Copa do Brasil pela primeira vez, nessa quarta-feira, 18 de setembro. O clube gaúcho ficou com o segundo lugar e agora soma nove vice-campeonatos nacionais, considerando todas as competições da CBF. Léo Cittadini abriu o placar no primeiro tempo, e Nico López empatou para o Inter ainda na etapa inicial. Roni fez o segundo gol do Athletico nos acréscimos do segundo tempo, consagrando o trabalho do técnico gaúcho Tiago Nunes.
O Athletico fica com uma premiação superior a R$ 64 milhões por toda sua participação na Copa do Brasil, enquanto o Inter obtém, no total, mais de R$ 33 milhões, contando desde a fase de oitavas de final.
Sobre o jogo no Beira-Rio, que levou 50 mil pessoas ao estádio, o técnico do Inter, Odair Hellmann, não pôde contar com D’Alessandro, lesionado. Wellington Silva jogou no lugar do argentino. O Inter começou no 4-3-3 e saiu-se razoavelmente no primeiro tempo, com empate em 1 a 1. No início do segundo tempo, o meio-campo colorado começou a ser desmontado com a entrada do atacante Rafael Sóbis no lugar do meia Patrick. O Inter passou para o 4-2-4, com apenas dois meio-campistas (Rodrigo Lindoso e Edenílson) e quatro atacantes (Sóbis, Wellington Silva, Guerrero e Nico López).
O desmonte do meio-campo continuou com a saída do lateral-direito Bruno (que tinha cartão amarelo, é verdade) e a entrada de Nonato, durante o segundo tempo. O problema não foi a entrada de Nonato, mas sim o deslocamento do melhor meio-campista colorado, Edenílson, para a lateral-direita. Com o meio-campo do Inter formado por apenas Nonato e Lindoso, o Athletico dominou o segundo tempo e tomou conta das ações, marcando o gol da vitória no finalzinho da partida, quando o Inter já tinha feito uma terceira substituição (troca de atacantes: Guilherme Parede no lugar de Wellington Silva). No apito final, placar de 2 a 1 para os paranaenses (3 a 1 no agregado) e título merecido do Athletico. O Inter, campeão da Copa do Brasil em 1992, deixa o bicampeonato para outra oportunidade.
Vice-campeonatos nacionais do Inter
1967 – Torneio Roberto Gomes Pedrosa
1968 – Torneio Roberto Gomes Pedrosa
1987 – Campeonato Brasileiro
1988 – Campeonato Brasileiro
2005 – Campeonato Brasileiro
2006 – Campeonato Brasileiro
2009 – Copa do Brasil
2009 – Campeonato Brasileiro
2019 – Copa do Brasil