Início Geral Sem folia: carnavais da região são cancelados

Sem folia: carnavais da região são cancelados

Ricardo Gais
[email protected]

Bailinho da Borges reuniu cerca de 12 mil pessoas no ano passado. – Foto: Arquivo/RJ

Como já esperado, os eventos para este início de ano ainda são barrados pela pandemia do novo coronavírus. No próximo mês em que é celebrado uma das principais festas brasileiras, o Carnaval, não será viável a realização devido às aglomerações que o evento causa. Mesmo com a vacinação iniciada, ainda é pequeno o número de pessoas que receberam a dose. Por isso, o cancelamento dos eventos que ocorreriam em fevereiro foi a melhor opção, bem como em outras partes do País, como Rio de Janeiro, referência da festa para o mundo.

Em Santa Cruz do Sul, o Bailinho da Borges que iria para sua terceira edição foi adiado para o ano que vem. Conforme o idealizador do evento, Rafael Tombini, não foi nada programado para este ano, devido à situação total. “Se tudo der certo, esperamos que tenhamos carnaval em 2022”, disse. Na sua última edição, realizada em 15 de fevereiro de 2020, a festa reuniu cerca de 12 mil foliões, na Rua Borges de Medeiros.

Já a retomada do Desfile de Carnaval no Município terá que esperar mais um tempo, isso porque um acordo entre a Prefeitura e Associação de Entidades Carnavalescas de Santa Cruz cancelou a festividade, que não é realizada desde 2017. A volta do evento, que ocorre dentro do Parque da Oktoberfest, estava programada para 21 de março do ano passado, mas com o começo da pandemia de Covid-19 foi cancelada. Apenas a nova corte do Carnaval havia sido escolhida.

Conforme Paulo Ipê da Silva, presidente da Associação de Entidades Carnavalescas de Santa Cruz, devido à gravidade da pandemia e o pouco número de pessoas vacinadas até o momento, é inviável a realização. “Esperamos a troca de governo para conversar sobre o assunto e em uma reunião no início deste ano com o secretário de Cultura optamos pelo cancelamento. Será mais um ano sem Carnaval, mas queremos voltar com tudo no próximo ano, se possível”, disse.

Outra tradicional festa da época, realizada durante quatro dias, é o Carnaval de Rio Pardo, que reúne pessoas de toda a região. O evento foi cancelado nesta semana pela Prefeitura Municipal. De acordo com a Assessoria de Imprensa, a possibilidade de realização de algo virtual também foi descartada.

O Município vizinho, Venâncio Aires, que também conta com os desfiles das escolas de samba, cancelou o evento presencial, mas discute a realização de uma live no dia 13 de fevereiro.