“Você precisa ser feliz”, “o importante é ser feliz”, “se o teu cônjuge não te faz feliz separa”. Estas são frases que mostram o anseio do ser humano em encontrar a verdadeira felicidade, e também denunciam a vaga percepção do que é felicidade.
A felicidade é estado de espírito e sabedoria de vida. Não se encontra em formas de viver. Curiosamente se confunde “fazer” a felicidade com “ser” feliz. E assim o ser humano busca em pessoas, em trabalho, em status, poder, riqueza, estética e tantas outras coisas sua felicidade.
Há uma compreensão equivocada da felicidade no que diz respeito a valores da vida. O ser humano é egoísta em sua concepção. Isso se vê quando alguém decide deixar seu casamento para ser feliz – aliás, este tem sido o caminho de muitos e o conselho que se tem dado – então, ficam filhos em sofrimento, famílias envergonhadas e cônjuges traídos. Seria de se compreender que a felicidade custe o preço da desgraça alheia? Já nos caminhos de Deus a felicidade estabelece plenitude em todas as esferas da vida.
A Bíblia diz: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento” (Marcos 12:30). E “Disse Jesus: Vim para que tenham vida e vida em abundância” (João 10:10).
Neste primeiro texto podemos perceber a centralidade da razão, emoção e espiritualidade humana. E Jesus confirma o resultado no segundo texto: Vida em abundância. O Evangelho estabelece valores, princípios e essência do “ser” humano. A felicidade é encontrada nos princípios da Palavra de Deus e na espiritualidade em Jesus Cristo.
É impressionante perceber que os princípios de Deus estabelecem plenitude. Por exemplo, o casamento e dele a família. Homem, mulher, filhos, familiares, amigos e comunidade estão harmonizados neste fundamento. Ao contrário, vemos o divórcio: sofrimento, tristeza, brigas, traumas de filhos, vergonha, dor, etc. Este é apenas um exemplo de muitos outros que representam a busca da felicidade fora de Deus.
Jesus é aquele que pode dar a verdadeira felicidade. Ela é essencialmente estado de espírito e sabedoria de vida fundamentada nos princípios de Deus. Somente Ele pode transcender a alma humana e transformar o “fazer feliz” em “ser feliz”. Confie nEle, seja feliz!
Pr. Jair Hein
Email: [email protected] – Fone: (51) 3711-3835 – Site: www.ibpscs.com.br