Início Educação Seis equipes representarão o RS em Brasília

Seis equipes representarão o RS em Brasília

Etapa estadual da First Lego League Challenge (FLL), promovida pelo Sesi-RS, foi realizada no Parque da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul

Fotos: Fábio Leal
Competição durou dois dias, etapa final aconteceu na sexta-feira, 25

Após dois dias de competição, foram anunciadas no final da tarde de sexta-feira, 25, as equipes vencedoras do torneio de robótica First Lego League Challenge (FLL), promovido pelo Sesi-RS no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, e que reuniu mais de 300 estudantes com idades entre 9 e 16 anos, de 15 cidades gaúchas.


Seis times, representando as cidades de Campo Bom, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Horizontina e Porto Alegre, participarão da etapa nacional, que será realizada em março de 2023, em Brasília.


Na cerimônia de abertura, o prefeito em exercício, Elstor Desbessell, saudou os presentes. “Sintam-se acolhidos, estudantes, professores, juízes, e queremos agradecer a oportunidade de termos este evento pela primeira vez em Santa Cruz. Há poucos dias, neste mesmo parque, tivemos a Oktoberfest e o Enart. E hoje temos o orgulho de receber este grande evento, e queremos que ele venha para ficar”, afirmou. Desbessell mencionou ainda o Centro de Eventos, que está em construção e que oferecerá uma área de 7 mil metros quadrados para acolher grandes promoções.

Elstor Desbessell: “Temos o orgulho de receber esta grande evento, e queremos que ele venha para ficar”


Presente na abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Martins, também se pronunciou. “É uma honra receber esta competição, e é um marco para a cidade sediar uma festa como esta, de inovação, tecnologia e robótica”, afirmou.


Já o secretário de Educação, Wagner Machado, assegurou investimentos na área de tecnologia para 2023. “Está no plano pedagógico do próximo ano a implantação da atividade de robótica, em todas as escolas de ensino fundamental. Vamos fazer aquisição de materiais para que isso se concretize”, garantiu.


Na principal categoria, a Champion’s Awards, a primeira colocação ficou com a equipe de garagem Big Family, que reúne estudantes de escolas públicas de Campo Bom. Como solução inovadora na área de energia sustentável, tema desta edição do torneio, eles desenvolveram um projeto para gerar e armazenar energias solar e eólica. Técnico da equipe, Evandro Vieira Gonçalves afirma que o mais importante é o trabalho em grupo. “A temática desta edição foi divulgada em agosto, então o tempo é curto para dar conta de tudo. A gente se reúne, cada um pega uma tarefa e depois vai aperfeiçoando. Todos dão ideias, discutem juntos.”

Estudantes de escolas públicas de Campo Bom garantem o primeiro lugar, com a equipe Big Family


Ainda na categoria principal, em segundo lugar ficou a equipe Aventura Lego, do Sesi de Santa Cruz do Sul. A terceira colocação ficou com a Tecnoway, da Rede Caminho do Saber, de Caxias do Sul. Na competição, além dos estudantes programarem robôs para cumprir uma série de missões, dançaram, cantaram, trabalharam juntos e compartilharam experiências de pesquisa.


“A robótica visa à formação integral dos estudantes, desenvolvendo competências e habilidades que são fundamentais para os desafios do século 21. E é essa metodologia que o Sesi busca compartilhar com outras escolas nesses eventos”, afirma a coordenadora de Tecnologias Educacionais do Sesi-RS, Fernanda Arusievicz.


Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, os estudantes constroem robôs baseados na tecnologia Lego Mindstorms, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. As 46 equipes foram avaliadas nas categorias Projeto de Pesquisa, Design do Robô, Desafio do Robô e Core Values (trabalho em equipe).
“Avaliamos o processo de construção da equipe, como desenvolveram o robô, e avaliamos os efeitos e o impacto disso. E, também, qual o resultado na vida dos estudantes”, explica Júlio César Chiappin, juiz-chefe do nacional de robótica FLL e que acompanhou o trabalho dos times em Santa Cruz do Sul.


A edição 2022/2023 da competição internacional trouxe como missão reinventar o futuro da energia sustentável e impulsionar suas ideias. O tema “Energize” está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organização das Nações Unidas (ONU).

De Santa Cruz, oito escolas da rede municipal competem pela primeira vez

Felizes em participar do torneio estão os estudantes da Escola Municipal Guilherme Hildebrand, do Bairro Progresso. A equipe, formada por cinco alunos do 6º e 7º anos, preparou-se desde agosto para o campeonato. “É uma experiência fantástica passar por isso. A gente se preparou bastante, porque são várias missões para a gente fazer, e tudo isso em só dois minutos e meio”, explicou o garoto Ryan Rosa, de 13 anos, acompanhado pelas professoras Lizete Durante e Anna Baier.
Também participam do torneio estudantes das Emefs Frederico Assmann, Cardeal Leme, Guido Herberts, Leonel Brizola, Luiz Schroeder, Santuário e José Leopoldo Rauber.

Ryan Rosa: uma experiência fantástica

O TORNEIO

O Torneio de Robótica First Lego League Challenge desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os temas são diferentes a cada temporada. Neste ano o foco está no desenvolvimento de projetos ligados à energia, desafiando crianças e adolescentes a explorarem de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada, para pensar um futuro energético inovador. Os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia Lego Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Representantes do RS na competição nacional

Big Family – equipe de garagem de Campo Bom
Aventura Lego – Sesi de Santa Cruz do Sul
Tecnoway – Rede Caminho do Saber, de Caxias do Sul
Spark – Escola Sesi Albino Marques Gomes, de Gravataí
Gods Robots – escolas municipais Espírito Santo e Cristo Rei, de Horizontina
Husky Bots – Pan American School, de Porto Alegre

Champion’s Award
1- Big Family (Campo Bom)
2- Aventura Lego (Sesi Santa Cruz do Sul)
3- Tecnoway (Rede Caminho do Saber, Caxias do Sul)
Desempenho do Robô
1 – Kronos (Escola Sesi Albino Marques Gomes, Gravataí)
2 – Spark (Escola Sesi Albino Marques Gomes, Gravataí)
3 – Aventura Lego (Sesi, Santa Cruz do Sul)

Core values
1 – Above Tron (Escola Municipal Frederico Assmann, Santa Cruz do Sul)
2 – Spark (Escola Sesi Albino Marques Gomes, Gravataí)
3 – FarrouTech (Contraturno Sesi Farroupilha)

Projeto de inovação
1 – MonT Mist (Escola Sesi de Ensino Médio Heitor José Müller, Montenegro)
2 – C3P-O (Escola Sesi Arthur Aluízio Daudt, Sapucaia do Sul)
3 – The Kings of Lego (Contraturno Sesi Montenegro)

Design do robô
1 – Farroubots (Colégio Farroupilha, Porto Alegre)
2 – Mond Robotik (Escola Sesi Albino Marques Gomes, Gravataí)
3 – Liga da Conexão (Sesi Campo Bom)

Técnico destaque
Alexandra Colvara, equipe FarrouTech (Contraturno Sesi Farroupilha)