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Segurança: Secretaria prepara adesão à ferramenta de gestão integrada

Sistema permite mapear a localização de viaturas, dando resposta rápida aos chamados e conexão com os demais serviços de segurança

Foto: Guilherme Neuhaus
Após apresentação, próximo passo é encaminhar a solicitação de
adesão à Secretaria Nacional de Segurança Pública

Para garantir maior integração com outras forças policiais e mais agilidade no atendimento de ocorrências, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul (Sesmob) vai aderir a um sistema nacional. Servidores da pasta foram apresentados ao Sinesp Cad, ferramenta para gestão integrada do setor, focada na automatização e melhoria contínua dos processos de atendimento e emprego de recursos disponíveis.


O sistema permite mapear a localização de viaturas, dando resposta rápida aos chamados e conexão com os demais serviços de segurança também conectados à plataforma, dentre outras funcionalidades. Assessor especial da Secretaria Estadual da Segurança Pública, Márcio Alfredo Melz Teixeira enfatizou que a apresentação da tecnologia foi uma solicitação do secretário municipal Valmir José dos Reis. Ele conheceu as dependências da Sesmob e considera que o órgão dispõe da estrutura e do efetivo necessários para a implementação do Sinesp Cad.


A próxima etapa é encaminhar a solicitação de adesão de Santa Cruz à Secretaria Nacional de Segurança Pública e o posterior cadastramento dos gestores que alimentarão e administrarão o sistema. O Sinesp Cad confere diversos benefícios à gestão da segurança pública, como agilidade no atendimento de chamados, geração de informações de inteligência e relatórios, entre outros.


O coordenador da Guarda Municipal, Éberson Pereira Gonçalves, projetou que a adesão ao Sinesp Cad agregará muito valor ao trabalho da força de segurança municipal. “Principalmente no recebimento e despacho de ocorrências por meio eletrônico. Trará agilidade ao processo”, declarou. Outro fator destacado por ele é a geração de dados que permitirão a mensuração dos resultados do trabalho do órgão. “Será um divisor de águas para nós, modernizando o atendimento, tornando-o menos burocrático e otimizando nossa mão-de-obra”, previu.