Alyne Motta – [email protected]
Na tarde de terça-feira, 23 de outubro, o 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), divulgaram os dados referentes à segurança da 28ª Oktoberfest, que ocorreu de 10 a 21 de outubro.
Durante 12 dias de festa, 138 policiais militares, de várias partes do estado estiveram realizando a segurança do evento, destacada como primordial. “O público vem prestigiar a festa e não se preocupar com o seu veículo”, afirma o comandante do 23º BPM, tenente coronel Valmir José dos Reis.
Divulgação/23º BPM
Festa contou com a atuação de 138 policiais militares, vindos de diversos locais do estado
Conforme ele, os números foram altamente favoráveis por dois motivos: o primeiro refere-se à formação que os policiais receberam e o outro quanto à localização do estande da Brigada Militar, ao lado do Pavilhão 02. “Foi um ponto estratégico”, declarou o tenente coronel Reis.
OS NÚMEROS
Este ano foram 98 registros totais, enquanto em 2011 foram 219, resultando uma queda superior a 50%. Durante o evento não ocorreu nenhum furto de veículo (em 2011 houve um caso), roubo ou furto qualificado (número que chegou a 4 em 2011). A localização de documentos foi apenas 7, comparado aos 95 do ano passado.
Alyne Motta
Capitão Marconatto foi responsável por coordenar os policiais
O capitão Cristiano Marconatto, responsável por coordenar os policiais no evento, destacou um furto a veículo, quando quatro elementos pegaram um aparelho de som. “Nosso setor de inteligência localizou os indivíduos que foram presos e o material devolvido ao proprietário antes dele saber da situação”, afirmou.
Os resultados, altamente positivos, superaram as expectativas “Nossa meta era reduzir 20% do índice e, em alguns casos, foram mais de 50%.”, comentou o capitão Marconatto. “A cada ano buscamos nos aperfeiçoar. Agora, vemos que o resultado deu certo”, acrescentou o coronel Edson Chaves Brendler, comandante do CRPO/VRP.
Alyne Motta
Para o tenente coronel Reis e o coronel Chaves, a localização das viaturas e policiais trouxe tranquilidade à Oktoberfest
AVALIAÇÕES
Para o presidente da Festa da Alegria, Ênio Wermuth, a segurança passada pelos policiais e pela equipe que esteve trabalhando no local fez com que fosse possível resolver outras situações menores no evento. “Era um fato que não foi preciso se preocupar”, comentou.
Alyne Motta
Números foram apresentados na tarde de terça-feira, 23 de outubro
O número de viaturas e efetivo altamente treinado foi fundamental para o bom andamento da Oktoberfest, tanto no Parque quanto nas ruas. “Era visível o comprometimento e o interesse de todos”, acrescentou o presidente da Associação de Entidades Empresariais (Assemp), Fábio Borba.