Everson Boeck
[email protected]
A Universidade de Santa Cruz do Sul comemora o resultado divulgado na última sexta-feira, 6 de novembro, no Diário Oficial da União, do resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) referente a 2012 realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Assim como em 2011, novamente a instituição conquistou a faixa 4 na avaliação, a qual exclui as faculdades e envolve apenas as universidades comunitárias e privadas. Desta vez, a Unisc obteve a 5ª melhor posição entre as instituições doRio Grande do Sul e a 8ª melhor no País.
Para manter o nível de classificação, de acordo com o reitor da Unisc, professor Vilmar Thomé, a universidade valoriza muito os processos de avaliação, tanto os oriundos do MEC quanto os estabelecidos pela própria Instituição. “Todos são utilizados no dia a dia da gestão da Universidade. Assim, cuidamos de todas as variáveis que compõem a avaliação dos cursos e da instituição, com destaque para corpo docente, projeto pedagógico de cursos, laboratórios, bibliotecas e serviços administrativos”, esclarece. A posição da Uniscfoi garantida em razão do IGC consecutivo, que passou de 3,08, em 2011, para 3,14, em 2012.
Mesmo continuando na faixa 4, o resultado foi alguns pontos acima do anterior. Para Thomé, isso demonstra que na Unisc o processo de qualificação dos cursos, programas e atividades é um esforço contínuo. “Evidencia que as condições gerais da Universidade, que historicamente são muito boas, continuam melhorando ano a ano”, enfatiza. No RS, a universidade ficou atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), do Centro Universitário Univates e da Feevale.
Segundo o MEC, em 2012 foram avaliadas 2.008 instituições no País. Deste total, 1.461 obtiveram desempenho igual ou acima de 3, o que significa um resultado satisfatório, e 344 insatisfatório. Em todo o Brasil, na colocação geral, a Unisc ficou na 54ª posição. O IGC é calculado, conforme o reitor, com a média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições. O CPC compõe diversos indicadores: a infraestrutura e instalações têm peso de 15% no índice, as notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) correspondem a 55% e os recursos didático-pedagógicos e corpo docente respondem pelos demais 30% da composição do conceito.
Em relação à classificação dos três cursos em nível de Estado, a Unisc é a segunda melhor nos cursos de Secretariado Executivo, Jornalismo e Relações Internacionais. O reitor comemora: “AUnisc obteve excelente desempenho em diversos cursos, muitos com destaque em nível nacional. Também nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), observamos evolução dos conceitos. Em síntese, podemos afirmar com tranquilidade que em todos os segmentos: cursos de graduação, cursos de pós-graduação e também na gestão a UNISC está muito bem posicionada em relação às demais instituições do Brasil”, destaca.
DesirêAllram
Universidade continua na faixa 4, segundo resultado do IGC