Conversei com o presidente do Santa Cruz, Tiago Rech, onde ele me disse, que existe um silêncio perturbador com relação ao início ou não da Segunda Divisão. “Olha, fizemos dois movimentos juntos à Federação Gaúcha e Confederação Brasileira de Futebol e não fomos atendidos. Também não tivemos nenhuma notícia com relação às datas de início da nossa competição”. A Copinha, que sempre é realizada no segundo semestre, a princípio não deverá sair.
Departamento de Esportes produz vídeos para estimular que idosos façam atividades físicas em casa
Com a suspensão das atividades físicas desenvolvidas com o público da terceira idade, o Departamento de Esportes, da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte, deu início esta semana, ao projeto Exercitando a Qualidade de Vida em Casa. A iniciativa tem a finalidade de atender os cerca de 800 idosos que participam das atividades dos projetos Reativar e Maturidade Esportiva. Os integrantes dos dois projetos receberão vídeos, via WhatsApp, para que possam fazer exercícios funcionais, com alongamento, treino de equilíbrio e fortalecimento muscular. O coordenador do Departamento de Esportes, Cleber Pereira, destaca a importância da iniciativa. “Nossa intenção é incentivar os idosos a continuarem a praticar exercícios, agora dentro de casa, e com este projeto, além de mantermos nosso vínculo com eles, proporcionamos mais qualidade de vida”, afirmou. Ainda, segundo Cleber, os vídeos são elaborados por profissionais de educação física que atuam nos projetos.
Redução de salários
Os jogadores do Inter finalmente sentiram que é hora de humanidade por parte deles também. Tem jogador no Inter que ganha muito e até demais pela realidade do nosso país. Eu já estava ficando indignado com esta situação, pois afinal, o Inter demitiu mais de 50 pessoas e ia demitir ainda mais. Direção e elenco decidiram cortar 25% dos salários. Critiquei o presidente Marcelo Medeiros aqui, quando ele falou que uma frase forte na mídia. “Quem não quiser treinar que peça demissão”. Agora entendi o porquê. Até então os atletas não tinham falado de redução de salários. Portanto, se não querem baixar salários que vão treinar então.
Cobrança por jogar à noite e domingo
O volante e capitão do Grêmio, Maicon, foi o pioneiro. Ganhou uma ação do São Paulo na justiça cobrando exatamente isso. Adicional por jogar aos domingos e à noite. Pode isso? Na quarta-feira, o presidente do São Paulo, Andres Sanches, que de bobo não tem nada, já avisou a Globo, de que o seu time não joga mais pela noite e nem aos domingos. A decisão do clube acontece dias após o volante Maicon ganhar ação do São Paulo na Justiça devido à falta de pagamento de adicionais noturnos e atividades realizadas aos domingos e feriados no período em que defendeu o time paulista (de 2012 a 2015).
Sucesso na bola fora de casa
O Brasil é sempre um celeiro de grandes jogadores. Em alguns casos têm atleta que não se consagra aqui e vai cedo embora buscar sua redenção financeira. O que acontece na grande maioria. Muitos jogadores deixam familiares bem jovens ainda e partem para uma vida dura lá fora. O que com o tempo, se der certo, alcançam o esperado reconhecimento.
Um jovem aqui do nosso interior é um exemplo claro desta conquista. Pedro Henrique Konzen, hoje com 29 anos, joga pelo Kayserispor da Turquia. Em 2010, começou no Avenida na Ala direita. Lembro bem dele e da situação. O técnico Hélio Vieira não sabia se colocava ele no ataque, devido a sua velocidade ou na ala direita. Acabou jogando pela ala. Logo em seguida, se destacou e foi para o Caxias e dali para a Europa. Tive a grata satisfação de conversar com este brilhante jovem no meio da semana. Confira o que falamos logo abaixo.
Riovale Jornal – Com esta pandemia em todo o mundo, o que o clube determinou para os seus atletas aí na cidade?
Pedro – Neste momento de coronavirus estive na cidade, onde tudo estava fechado. Todos os jogadores ficaram aqui. Ninguém pode sair.
RJ – Quais as orientações do clube em plena pandemia?
Pedro – A gente ficou exatamente 50 dias sem poder treinar. Aqui existe uma restrição muito grande neste sentido. No final de semana ninguém pode sair de casa com risco de prisão e tudo. Agora a pouco, o clube começou a treinar em três grupos e na semana que vem acho que vamos treinar em grupos maiores, assim que tiver mais um teste para saber se tem alguém infectado ou não.
RJ – Sei que você tem feito algumas ações sociais aqui em Santa Cruz. O que dizer para o povo mais humilde que está passando necessidades neste momento?
Pedro – São pequenas ações que fizemos junto com alguns amigos. Sei que são pequenos gestos que fizemos aí na região e também na Serra Gaúcha. Me sinto bem fazendo isso. Principalmente agora que precisamos de união e agradeço também alguns amigos que se engajaram nesta causa nobre.
RJ – O Clube vai adotar redução de salários também?
Pedro – Oficialmente ainda não tem nada. Mas alguma coisa neste sentido deve acontecer, já que as receitas do clube diminuíram. O clube deverá conversar com os jogadores.
RJ -Quando volta o futebol por aí?
Pedro – Faltam oito rodadas ainda e a federação daqui já avisou que o campeonato retorna em 12 de junho. Com jogos praticamente só nos finais de semana.
RJ – Agradecemos pela sua prestimosa entrevista e sucesso aí na Turquia. Fique à vontade para mandar um recado aos seus torcedores e amigos, já que você é da nossa região.
Pedro – Manda um grande abraço para a minha família em Pinheiral e amigos. Em especial ao meu amigo Binho, que tem me ajudado bastante aí em Santa Cruz. Um grande amigo e irmão. Muita força para todos e pensamento positivo. A gente sabe que estão enfrentando problemas políticos em meio à pandemia e daqui dois meses estou por aí e espero encontrar o país em outro momento. Que todos se unam e tenham a consciência de que agora é momento de pensar no próximo.