A Secretaria Municipal de Educação (SEE), de Santa Cruz do Sul, tem trabalhado de maneira a diminuir as distâncias impostas pela Covid-19. Para criar um canal de comunicação cada vez mais próximo com a comunidade escolar – alunos, pais e professores – foram criadas três versões de cartilhas sobre educação não-presencial, com dicas de rotinas de estudos e preparação de atividades, sugestões de sites e aplicativos, telefones e endereços úteis para atendimento em casos de sintomas de coronavírus e mensagens positivas.
Os materiais, coloridos e com muita ilustração, foram enviados por aplicativo de celular a todas as escolas municipais, que os repassaram para suas comunidades. Alguns exemplares foram impressos e serão entregues aos alunos que não têm acesso aos seus conteúdos por meio virtual. Na cartilha voltada aos estudantes constam dicas de rotina e organização no ambiente doméstico, com especial atenção a definição de espaço, horários, importância de manter uma atividade física, além de sugestões de sites de matemática, português, história e geografia.
O material elaborado para dar apoio às famílias reúne propostas de atividades a serem feitas com estudantes na tentativa de minimizar os efeitos do afastamento das atividades pedagógicas presenciais, aborda a importância de ajudar crianças e adolescentes a manter uma rotina com regularidade nos horários e traz mensagens de acolhimento.
Na cartilha de orientação do Programa AABB Comunidade consta um questionário acerca da relação das famílias com o uso de tecnologias de comunicação e informação. As respostas estão servindo de base para formatar ações de apoio aos profissionais enquanto durar a pandemia. O material traz sugestões de sites, aplicativos, dicas para criar filmes e informações funcionais, além de ferramentas para ajudar coordenadores e educadores sociais a preparar atividades e melhor gerenciar suas rotinas de home office.
A SEE estabeleceu uma agenda periódica de reuniões e encontros virtuais com gestores e professores de todas as áreas para trocar experiências, entender as dificuldades e dar a eles o suporte necessário neste período. Atender de forma universal e com qualidade os alunos é um compromisso da educação, segundo a secretária da pasta, Juliana Bach, que reforça a atuação dos docentes. “O trabalho dos professores, que silenciosamente revolucionaram suas práticas pedagógicas e todos os dias estão encontrando maneiras de bem atender os estudantes, tem sido fundamental”, conclui.