Um print envolvendo o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, estava sendo compartilhado nas redes social neste sábado, 4. A publicação era de uma imagem do Portal da Transparência onde constava um valor referente a verbas indenizatórias recebido pelo secretário no mês de março. No entanto, a Prefeitura Municipal se manifestou sobre o caso afirmando que se trata de um erro técnico.
Durante à tarde, Régis também se manifestou esclarecendo que continua à frente da pasta e que o valor publicado é um erro grave e que será devolvido. Confira abaixo as notas:
Régis de Oliveira Júnior:
Sempre fui muito transparente com vocês e responsável com o meu trabalho. Não seria diferente agora. Muitos secretários foram exonerados porque precisam sair para possivelmente concorrer. Eu não saí. Meu compromisso é cuidar da saúde. Inclusive, disse isso em entrevista ao jornal Gazeta do Sul na última segunda-feira. Só sairia se essa fosse a vontade do Prefeito Telmo ou se tivesse uma razão maior para isso. Neste momento, não tenho motivo algum para abandonar um trabalho que vem sendo feito com tanto cuidado e empenho perante uma situação crítica de pandemia. Por isso, eu continuo na Prefeitura. Sigo exercendo com responsabilidade e total dedicação a minha função de Secretário Municipal de Saúde. Vamos agir com rigor para identificar esse grave erro. Vou devolver o valor depositado equivocadamente e farei questão de mostrar o comprovante para vocês. A Secretaria de Administração já está verificando a melhor forma para que isso seja feito rapidamente. É triste ver que, em meio a uma luta mundial contra um vírus que tem levado tantas vidas, algumas pessoas tenham coragem para se aproveitar dessa situação para fazerem armação política. O mais grave ainda é saber que, essas pessoas, que não são dignas de representar os santa-cruzenses, querem assumir o poder do nosso Município a qualquer custo. Agradeço o imenso apoio que tenho recebido de muitos de vocês. Mais uma vez, e quantas ainda forem preciso, eu digo: continuarei trabalhando na Secretaria de Saúde como sempre, com responsabilidade, ética e transparência!
Nota de esclarecimento Prefeitura:
A Secretaria Municipal de Administração e Transparência (Seat) informa que o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, não foi desligado do quadro de servidores da Prefeitura. A Seat esclarece que, diante da proximidade da data de desincompatibilização dos secretários, a pasta realizou no mês de março um levantamento de valores necessários para a efetivação das rescisões em 05/04/2020. Como no período ainda não havia a definição de todos os nomes que iriam se afastar, por terem intenção de concorrer no pleito municipal, optou-se por realizar os levantamentos de todos os possíveis desincompatibilizados. O levantamento consiste em simular as rescisões para que se tenha a noção exata dos valores a serem empenhados. A simulação de cálculos é uma prática comum e muito usada principalmente no final de anos fiscais, possibilitando uma melhor clareza e adoção de medidas que visem cumprir as metas orçamentárias. Porém, por erro técnico, não foi excluída do sistema a simulação referente ao secretário Régis de Oliveira Júnior. A Secretaria de Administração garante que o problema já está sendo corrigido e o valor creditado será devolvido aos cofres públicos pelo secretário Régis. A Seat afirma que a situação será apurada pela Sindicância para tomar as devidas providências.
A Administração Municipal comunica que foram desligados os seguintes secretários:
Jaqueline Marques – Educação
Gerson Vargas – Obras
Guiomar Machado – Políticas Públicas
Jeferson Gerhardt – Planejamento
Solange Finger – Cultura
Nasário Bohnen – Fazenda
Leandro Kroth – Transportes
Raul Fritsch – Meio Ambiente