Everson Boeck
[email protected]
“De vez em quando o governo precisa ser sacudido para que possamos injetar sangue novo na administração”. Assim o prefeito Telmo Kirst (PP) resumiu a mudança nas gestões das secretarias de Educação e Meio Ambiente, anunciadas por ele ontem pela manhã, 19 de março, no Palacinho. A secretaria de Educação, antes gerida pelo secretário Joao Wenzel (PSDB), agora terá a sua frente o vereador NasárioBohnen (DEM). Wenzel, por sua vez, passará a coordenar a secretaria de Meio Ambiente. A vaga na Câmara de Vereadores que era ocupada por Nasário será destinada ao ex-secretário de Meio Ambiente, o vereador Raul Fritsch (PP).
Com o ingresso do vereador Raul no Legislativo, o Partido Progressista passa a contar com três cadeiras na sua bancada – os outros dois são os vereadores Edmar Guilherme Hermany e Hildo Ney Caspary. O prefeito explicou que o remanejamento não foi motivado por insatisfação no desempenho dos cargos. “Em qualquer instância, o cargo de confiança sempre está à disposição do chefe do executivo podendo haver mudanças sempre que necessário. Estas alterações não prejudicam politicamente nenhum dos três, ao contrário”, afirma.
Segundo o prefeito Telmo, as alterações têm como objetivo dar novos horizontes às gestões das referidas secretarias. “Temos vantagens: nas secretarias eu terei pessoas experientes junto comigo e, na Câmara, alguém que conhece a nossa gestão e, certamente, poderá contribuir muito apresentando bons projetos”, esclarece. Além disso, Kirst frisou que novas alterações não são descartadas. “Sempre é possível haver trocas, mas não tenho pressa para isso. Faço tudo muito bem pensado, para que todos saiam satisfeitos e ninguém saia prejudicado, mas, acima de tudo, pensando no melhor para Santa Cruz do Sul”, pontua.O prefeito agradeceu o empenho dos secretários que deixam suas pastas para assumir novas funções e ressaltou importantes conquistas como o piso salarial do magistério, na educação, e a conclusão do Plano de Saneamento e do Plano de Resíduos Sólidos, no Meio Ambiente.
Luiz Fernando Bertuol
Durante coletiva, ontem pela manhã, 19, no Palacinho, prefeito Telmo Kirst
apresentou as novas mudanças: João Wenzel sai da Educação para coordenar
o Meio Ambiente; Raul Fritsch deixa o Meio Ambiente e assume o cargo de
vereador; e NasárioBohnen deixa o Legislativo para estar à frente da Educação
O que dizem os secretários
Ao se pronunciar, o vereador NasárioBohenm agradeceu a nomeação enfatizando a grande missão que tem pela frente, principalmente com relação à educação infantil para saldar o déficit de vagas nas escolas. O novo secretário também garantiu que vai trabalhar para a criação de um fundo próprio dos professores municipais.
O secretário Raul Fritsch, que assume no Legislativo, ressaltou a experiência adquirida à frente do Meio Ambiente e disse estar feliz ao deixar o cargo no momento em que Santa Cruz do Sul está entre os 10 municípios mais organizados na gestão dos resíduos sólidos. “Tenho certeza que o governo terá muitas conquistas nesta área, pois deixei a secretaria em ordem e tenho certeza de que o prefeito não vai se decepcionar com meu trabalho”, observou.
João Wenzel, que agora assume a pasta do Meio Ambiente, afirmou que vai trabalhar para conciliar desenvolvimento com preservação ambiental e que para isso a conscientização e novos estudos técnicos serão fundamentais. Ele também destacou as conquistas obtidas pela educação durante o primeiro ano de governo. “Com muita luta conseguimos pagar o piso do magistério aos professores e melhoramos o quadro da categoria, possibilitando iniciarmos o ano com número suficiente de professores”, frisou.
Luiz Fernando Bertuol
Raul, João e Nasário mudaram de funções na Administração Municipal
e no Legislativo