Início Sem categoria Secretaria de Saúde e 7º BIB realizam triagem

Secretaria de Saúde e 7º BIB realizam triagem

Ação tem o objetivo de medir a temperatura dos motoristas e passar informações sobre prevenção

Ricardo Gais
[email protected]

A temperatura é medida com um termômetro infravermelho que não precisa ter contato com o corpo – Divulgação/Secom

Iniciada na terça-feira, 7, a triagem em Santa Cruz do Sul e região tem por objetivo verificar a temperatura dos motoristas, já que a febre é um dos principais sintomas do novo coronavírus, além de distribuir folders com informações de prevenção à doença. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) em parceria com o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7ºBIB).

Somente no primeiro dia, mais de 2,5 mil pessoas passaram pela triagem que ficam localizas em quatro pontos de acesso à cidade (pórticos do Acesso Grasel e do Distrito Industrial, na BR-471 perto da Germani Alimentos e no fim da Avenida Independência, quase no entroncamento com a RSC-287). As ações ocorrerão diariamente no período das 7 às 9 horas e das 16 horas até o entardecer.

As equipes que abordam os motoristas são formadas por um técnico de enfermagem ou enfermeiro, dois agentes de saúde, militares, fiscais de trânsito e guardas municipais. Na triagem, os profissionais da saúde perguntam se podem medir a temperatura com um termômetro com infravermelho, ou seja, não precisam contato com o corpo da pessoa, e verificam se os outros ocupantes do veículo possuem algum sintoma, como coriza e tosse. Durante a abordagem também é realizada a entrega de materiais informativos, que contem locais e telefones úteis. Moradores de Santa Cruz que apresentam febre acima de 37,8 graus serão encaminhados ao Ambulatório de Campanha. Se for morador de outros municípios, serão encaminhados para os serviços de saúde do local de residência.

Ação conta com apoio do 7º BIB em quatro pontos de acesso a cidade – Divulgação/Secom

No fim da tarde de terça-feira, 7, em vídeo publicado no Facebook da Prefeitura, o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, e o comandante do 7º BIB, tenente coronel Fernando Barcellos da Rosa, comentaram sobre a atividade. “Temos um retorno muito positivo, todas as pessoas colaboraram, estão entendendo o importante momento que estamos vivendo”, disse Barcellos. Régis destacou as orientações que são dadas às pessoas abordadas. “Entregamos um flyer com informações de sintomas, telefones e endereços úteis, além de quando devem procurar atendimento em cada local”, disse.

As abordagens também ocorreram nessa quarta-feira, 8, e continuam ao longo do dia desta quinta-feira. Até o fechamento desta edição, foram contabilizadas mais de 3,7 mil pessoas abordadas.