Os dias e noites frios que se aproximam requerem uma atenção especial aos moradores de rua. Com o objetivo de planejar estratégias de abordagem, especialmente neste período, a secretária de Políticas Públicas, Guiomar Rossini Machado, definiu na última semana com os coordenadores do Albergue Municipal, Claudiomiro de Oliveira, e da Guarda Municipal, Estor Iochims, sobre como será o serviço de acolhimento. “Queremos evitar que as pessoas em situação de rua sofram e que sejam acometidas por doenças causadas pelo frio e pelas chuvas”, garantiu Guiomar.
Segundo ela, o Albergue Municipal atende cerca de 25 a 30 pessoas, diariamente. O serviço de abordagem ocorre 24 horas por dia. “A maioria dos atendidos reside em Santa Cruz. Mas por terem conflitos em suas famílias, dependem desse acolhimento”, explicou.
Para acionar o serviço da Ronda Social , realizado pela secretaria, o telefone de contato é o (51) 3713-1942, inclusive no período noturno. Já nos fins de semana e feriados, deve se contatar a Guarda Municipal pelo 153.
O Albergue Municipal conta com uma equipe de monitores, acompanhamento de Assistente Social durante o período comercial, e coordenação 24 horas.