O atendimento às crianças nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) em Santa Cruz do Sul voltou ao normal dia 13 de fevereiro, após o Carnaval. Já os alunos da Pré-Escola retornam no dia 25 de fevereiro. Crianças, a partir de 4 anos e um mês frequentam o Pré Nível 1; com idade de 5 e 6 anos o Pré Nível 2 e com 6 anos completos ingressam na escola no 1º ano do Ensino Fundamental.
No dia 14 de fevereiro houve uma reunião com os diretores, professores e monitoras das Emeis para discutir as adequações e melhorias a serem realizadas. O município conta com 18 creches que atendem mais de 3 mil crianças.
Conforme a coordenadora das Emeis, Lígia Hoppe, foram feitas algumas modificações para receber as crianças. Na Emei Vovô Arlindo, localizada no Bairro Santa Vitória, foram feitas ampliações nas salas, gerando aumento de vagas. No Bairro Aliança foi construída a Emei Aliança com verba advinda do programa Pró-Infância do Governo Federal. A inauguração ocorreu no final de 2012. “As Emeis estão bem estruturas. Temos apoio do Círculo de Pais e Mestres (CPM). Estamos prevendo algumas ampliações para que possamos resolver as questões de demandas por vagas.”
Quanto ao aumento no número de vagas o Secretário da Educação, João Wenzel salientou que será feita uma análise da demanda. “Faremos uma lista com os nomes das crianças e quando retornarem das férias saberemos quantas precisam de vagas. Serão feitas visitas e um relatório será apresentado ao prefeito Telmo.”
ENSINO FUNDAMENTAL
Santa Cruz do Sul conta com 29 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Os alunos retornam às aulas no dia 25 de fevereiro. Segundo dados, de 31 de dezembro de 2012, são 6.689 matriculados e mais 452 alunos do Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja). Entre professores e equipe diretiva, as Emefs contam com 595 profissionais. As aulas acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite, sendo que no noturno o aprendizado abrange quatro escolas.
Conforme a coordenadora das Emefs, Geci Severo, os projetos realizados pelas escolas seguem normalmente. “O Programa Mais Educação já está presente em 14 escolas, sendo 7 no município e mais 7 no interior. Este ano mais duas serão contempladas, sendo a Emef Felipe Becker, de Alto Paredão e a Emef Willy Carlos Fröhlich, em Boa Vista. O objetivo do programa é ampliar mais a educação.”
Geci salienta que está sendo feito um levantamento das necessidades das escolas, priorizando as melhorias na medida do possível. “Nossa expectativa é positiva. Iremos conversar com as direções e professores das escolas para rever a situação de cada educandário e atender as primeiras necessidades. Toda a equipe está envolvida”, frisa.
Ana Souza
Emei Pingo de Gente retorna às atividades no início de março e também
atende crianças na Pré-escola até 5 anos
Jornada Pedagógica 2013
Considerando a necessidade de formação profissional, de forma a atender os objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental) sente-se a necessidade de oferecer uma capacitação em serviço através da 1ª Etapa da Jornada Pedagógica 2013. O credencimento acontece às 8h e o encerramento às 17h.
O tema geral é “Educação para o Desenvolvimento: Valorização Profissional e Compromisso com a Educação Solidária”. A mesma acontecerá no dia 20 de fevereiro no Auditório Central da Unisc nos turnos da manhã e tarde para todos os profissionais da educação da rede municipal de ensino de acordo com a Lei Federal nº 9394/96 – LDB que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Decreto Municipal nº 8;903/13 que dispõe sobre as Orientações Gerais para o ano escolar 2013, para as Escolas da Rede Municipal de Ensino.
O objetivo da Jornada é de associar a teoria e a prática de ensino bem como o aproveitamento de formação de experiências anteriores propiciando uma melhoria na qualidade e competência profissional.
Às 8h30min acontece a composição da mesa e discursos e às 9h30min palestra O despertar pedagógico: arte na docência com o palestrante professor Rodrigo Ribeiro, vindo de Porto Alegre. A partir das 13h30min será encenada a peça teatral com o tema Sustentabilidade com alunos de Vera Cruz e às 14h palestra A arte de conviver – papel da escola com o palestrante professor Aloísio Pascoal Pedersen, de Porto Alegre.