Entre os dias 31 de março e 5 de abril, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) promove, em todo o Rio Grande do Sul, a 6ª Semana do Microempreendedor Individual – MEI.
A iniciativa tem como foco principal oferecer capacitações aos empreendedores já formalizados, através das oficinas do Sebrae para Microempreendedor Individual (SEI), cujo conteúdo abordado é específico para este público.
Durante seis dias, o MEI, bem como os futuros empreendedores, também encontrarão orientações sobre as obrigações legais – incluindo impressão dos boletos para pagamento -, serviços de formalização, baixa, alteração cadastral da empresa, orientações com relação ao preenchimento da Declaração Anual de Faturamento, entre outros temas envolvendo o MEI.
Divulgação/Sebrae
Atendimentos ocorrem em todo estado
TENDAS E ATIVIDADES
Nos municípios de Porto Alegre e Caxias do Sul, o Sebrae/RS contará com tendas específicas para esta atividade. No restante do Estado utilizará sua própria estrutura para realizar os atendimentos, bem como as oficinas e palestras. Neste caso, os atendimentos ocorrem até o dia 4 de abril, sexta-feira. “Realizaremos ações nas 25 Unidades de Atendimento e nos 17 Pontos de Atendimento, bem como nas cinco Unidades Móveis”, acrescenta a gerente de Atendimento Individual do Sebrae/RS, Viviane Ferran.
A Semana do MEI também contará com o atendimento de entidades parceiras do evento: INSS, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Produção, Indústria e Comércio (SMIC), Receita Federal, instituições financeiras, Vigilância Sanitária, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e CDL Caxias do Sul.
O presidente do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, ressalta que o empenho da instituição em capacitar o MEI tem o objetivo de prepará-los para crescer. “Primeiro focamos nossas ações na formalização desses profissionais, agora estamos priorizando a qualificação do MEI, um público que já chega a 224.021 mil no Estado”, coloca. Para Koch, o MEI é um profissional que exerce atividades de extrema importância para a sociedade e que, formalizado e fortalecido, ajuda a fomentar a economia do Estado e do País. No Brasil, o total ultrapassa a casa dos 3.843.616 MEIs.
Divulgação/Sebrae
Tenda em Porto Alegre deve atender um grande número de microempreendedores
NA CAPITAL
Em Porto Alegre, na tenda montada no estacionamento do Boulevard Assis Brasil, na zona norte da Capital, foi grande a procura pelas capacitações e orientações fornecidas pela instituição para esses empresários já formalizados, e que desejam incrementar seus negócios.
“Mesmo com condições climáticas não muito boas, já prestamos cerca de 70 atendimentos e assessorias no período da manhã desta segunda-feira. Também tivemos 20 empreendedores participando da Oficina SEI Empreender, à tarde. Ao longo da semana, o número de empresários deverá crescer em virtude da propaganda boca a boca que, naturalmente, ocorre nesses casos”, ressalta a gerente da Regional Metropolitana do Sebrae/RS, Ana Cláudia Monticelli.
A gerente de Atendimento Individual da instituição, Viviane Ferran, aponta a necessidade de capacitar os MEIs, “pois estamos preparando-os para crescer. Antes, priorizávamos a formalização deles. Agora que já temos um número expressivo de empreendedores formalizados, mais de 224 mil em todo o Estado, trabalhamos a sua qualificação”, fala.
Viviane lembra que o MEI é um profissional que exerce atividades de extrema importância para a sociedade e que, formalizado e fortalecido, ajuda a fomentar a economia do Estado e do País.