Início Geral Sebrae promove evento de empreendedorismo

Sebrae promove evento de empreendedorismo

Cássio e Antonio revolucionaram sua empresa depois do Empretec

Grasiel Grasel
[email protected]

Desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovido no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, o Empretec é um programa voltado à formação de empreendedores, desenvolvendo em especial sua mentalidade a respeito do dia a dia e das oportunidades que podem ser encontradas por quem resolve abrir um negócio. Na edição deste ano, o evento que serve praticamente como um curso de empreendedorismo ocorre de 30 de setembro a 5 de outubro em Santa Cruz do Sul, nas instalações do Senac.
O programa é recomendável tanto para quem já empreende e busca desenvolver ainda mais sua visão sobre o empreendedorismo quanto para quem pretende iniciar um negócio. Ao longo dos seis dias de evento, treinamentos intensivos vão desmistificar todos os mistérios e medos que rondam o mundo dos negócios, de modo a garantir que o participante se sinta preparado para inovar no mercado.
Entre os conteúdos apresentados estão a busca de oportunidades, iniciativa, persistência, comprometimento, qualidade e eficiência, riscos calculados, estabelecimento de metas, busca de informações, planejamento, monitoramento sistemático, persuasão, rede de contatos, independência e autoconfiança, todos assuntos indispensáveis para quem resolveu abrir a própria empresa.
Antonio da Cunha e o sócio Cássio Gass participaram do Empretec em 2015 e 2016, ambos com o intuito de melhorar seu desempenho como administradores da Previna, empresa de gestão em segurança e medicina do trabalho. “No programa aprendi a diversificar nosso trabalho, ‘sair da caixa’. Lembro até hoje de um exercício sobre inovação, foi o que a gente fez aqui na área de medicina do trabalho, onde acabamos começando a oferecer treinamentos também”, conta Cunha, que diz ter colhido novos frutos dessa mudança de mentalidade na semana passada, quando adquiriu uma concorrente do ramo para ter sua clínica médica própria e realizar exames necessários sem precisar terceirizar serviços.
De acordo com dados fornecidos pelo Sebrae-RS, em duas décadas foram beneficiados aproximadamente 215 mil empreendedores brasileiros pelo Empretec, em 9.100 turmas distribuídas pelos 27 estados. Uma pesquisa realizada em 2015 revelou alto índice de satisfação com a experiência (a nota média foi 9,2 pontos de 10) e, dos entrevistados, 75% revelaram ter aumentado o lucro mensal de suas empresas após passar pelo seminário.