Obstáculos? A vida, muitas vezes, é cheia de altos e baixos. O importante é saber que ao enfrentar as dificuldades você se torna mais forte e ao superar os obstáculos você cresce.
Um barco navega em águas turbulentas, quando, de repente, o navegador avista uma imensa rocha sobressaindo-se no meio das águas. É perigoso passar por ali. Ao chegar perto, os tripulantes podem observar com nitidez: o obstáculo ergue-se a alguns metros acima das águas, ocupando boa parte da largura do canal.
Nesse instante, sem saber o que fazer, o navegador pensa: “Ou só poderei navegar até aqui ou a Força Naval terá de dinamitar a rocha”. E o obstáculo o impede de seguir adiante.
Ora, muitas vezes, nos encontramos em situação parecida a desse homem. Parece-nos impossível ultrapassar um obstáculo. Nesse momento, queremos que ele seja removido. Porém, melhor que removê-lo é aumentar o nível da água. Não é preciso dinamitar as dificuldades, mas aumentar o nível de nosso sonho. Quanto maior ele for, menos daremos valor aos obstáculos que surgirão no caminho. Duvida? Então preste atenção no alerta de Henry Ford: “Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que a gente enxerga quando tira os olhos de nosso objetivo principal”.
Viu? Os maiores fracassos residem na falta de perseverança, pois é mais fácil acreditar que não vai dar certo, do que persistir e ir em frente até vencer os desafios. A atriz Elizabeth Taylor é um bom exemplo de alguém que sabe que as lágrimas que descem pelo rosto não tiram sua visão, ao confidenciar: “Sou uma sobrevivente, um exemplo vivo das dificuldades que as pessoas precisam enfrentar para sobreviver”.
Portanto, se você está buscando forças para driblar os obstáculos que a vida lhe impõe, siga o exemplo dos patinhos e não dos pintinhos. Se comparar um pintinho com um patinho, constatará semelhanças entre si: têm praticamente o mesmo tamanho e a mesma cor. Alguém que não os conheça bem, poderá facilmente confundi-los. No entanto, desde pequenos, há uma diferença entre os dois: ao caírem na água, o patinho sai logo nadando, e o pintinho começa a se afogar.
E você, quando se depara com situações difíceis, fica se debatendo nos problemas, nas preocupações e quase se afoga? Parece que, quanto mais se esforça, mais cansado fica? É aí que você deve lembrar que sua dificuldade é grande, porque seu sonho é pequeno.