Vamos colocar os pingos nos “is”: A maioria dos jovens faz o sinal da cruz quando se fala em estudar. “A escola é a única droga que não vicia!” é o que alguns dizem. E os pais “se escabelam” ao verem as notas dos filhos por saberem que o mercado não prepara os escolhidos, mas escolhe os preparados.
A revista Seleções publicou uma pesquisa denominada “Os dez maiores desejos de mudança” e 59% dos brasileiros responderam que gostariam de ter estudado mais. Segundo ela, milhões de pessoas não tiveram a oportunidade de estudar como gostariam ou empurraram os estudos com a barriga e acreditam que por meio da educação resolveriam seus problemas. Isso quer dizer que o não estudar, segundo eles, é um passo em falso e gera problemas futuros. Então, caro estudante, se quiser “mandar bem” na carreira, estude, trabalhe, mostre que tem garra e nunca desista de seus sonhos.
“Saca só” o que Bill Gates disse ao palestrar numa escola: Conta-se que ele chegou de helicóptero e tirou um bilhete do bolso, leu em cinco minutos, agradeceu e retirou-se. O que constava no papel?
1) A vida não é moleza. Ela não é dividida em semestres e você não terá os verões livres.
2) Se acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
3) Em algumas escolas você tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece nada com a vida real. Se pisar na bola… RUA! Faça certo da primeira vez.
4) Trabalhar nas férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós chamam isso de “oportunidade”.
5) Antes de nascer, seus pais não eram tão críticos. Eles só ficaram assim por pagar suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles pegam no seu pé! Então, antes de salvar o planeta consertando os erros da geração de seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
6) Seja legal com os CDFs (aqueles que todos julgam uns babacas). Existe grande possibilidade de você vir a trabalhar para um deles no futuro.
Portanto, quando não decide aventurar-se pelo mundo da educação destrói uma ponte que você mesmo precisará passar um dia. Por isso reflita bem sobre seus investimentos em educação e invista seriamente em você para não se arrepender no futuro. Todo cuidado é pouco para não se deixar seduzir pelas motivações erradas, que desejam afastá-lo da sala de aula. E você não quer isso, não é? Então, se quiser comer picanha, não estude para costela.