Com eu, você já deve ter escutado alguém reclamar do trabalho, não é? Uns reclamam que o chefe é grosseiro. Outros que os colegas são chatos. E tem os que rezingam dos baixos salários. Gente que reclama, reclama, mas não faz nada para mudar.
O amigo Marcelo Martins, ao palestrar para minha equipe de colaboradores, disse o seguinte: “As pessoas pedem a Deus dinheiro para suprir seus desejos, mas, na verdade, o que elas deveriam pedir é que ele lhes dê vontade para trabalhar. Dinheiro não compra as coisas, mas o resultado, a consequência do trabalho (o dinheiro) é que compra”.
Marcelo Martins é diretor da Vidax Contact Center, sétima maior central de atendimento do Brasil com mais de oito mil funcionários e sede em São Paulo. Ele falou sobre o espírito de insatisfação que domina a maioria dos trabalhadores: “É incrível o nível de insatisfação das pessoas. Elas, na maioria das vezes, acham que não estão no lugar certo, e que o melhor lugar para elas é onde outras pessoas estão. Pois afirmo que o melhor lugar do Planeta para você estar é justamente onde você se encontra neste exato momento. Você deve fazer do lugar onde está, agora, o melhor para você. Se você é um funcionário, essa é a sua melhor posição para o momento, e não, a gerência. Seja então o melhor funcionário que você pode ser e, assim, poderá atingir um cargo maior futuramente. Se você tem uma pequena loja, esse é o melhor negócio para você neste instante. Faça da sua lojinha a melhor e, assim, ela poderá crescer até um shopping center. Enfim, não é possível ser fiel no muito sem ser fiel no pouco”.
Para ele, vencer na carreira significa passar de uma fase para outra, sempre de cabeça erguida: “Se você pular etapas, até mudará de fase, mas logo terá que voltar para o ponto de onde pulou. A vida jamais lhe dará o passaporte para a próxima fase se você não vencer a fase em que está. Os grandes negócios sempre aparecem às pessoas que provam competência, crescendo acima de pequenos negócios”.
Essas palavras me fizeram lembrar o conselho de Madre Teresa: “Dê o melhor de você. Mas isso pode não ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo. E, no fim das contas, você verá que é tudo entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros”.
Portanto, independente da função, dê sempre o melhor de si, pois se Deus ainda não lhe deu o que você quer, é porque não é disso que você precisa.