Início Especiais Saúde na terceira idade: proposta que visa melhor qualidade de vida

Saúde na terceira idade: proposta que visa melhor qualidade de vida

Projeto do Tênis Clube Santa Cruz e Prefeitura Municipal realiza aulas de hidroginástica

Fotos: Débora Dumke

Débora Dumke – [email protected]

A atividade física é indispensável para um bom funcionamento do corpo, não importa a idade. Para a terceira idade não é diferente, é de suma importância que toda a população idosa realize alguma atividade para que assim possam adquirir flexibilidade e melhor funcionamento de todos os órgãos do corpo, garantindo uma saúde de qualidade.

A Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte realiza o Projeto Maturidade Ativa, atendendo cerca de 600 pessoas. Além disso, existe o projeto da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, juntamente com o Tênis Clube em que ocorrem aulas de hidroginástica nas terças e quintas-feiras no clube, localizado na Rua Osvaldo Cruz, número 511, no Bairro Higienópolis.

Para o secretário da pasta, Everson Carvalho de Bello, secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, envelhecer com qualidade hoje não é uma preocupação somente das pessoas, mas também do poder público. “As pessoas estão chegando cada vez melhores na terceira idade, com mais condições de vida e é necessário que a gente pense em atividades para melhor atendê-los. Então essa é a nossa motivação e a gente encontra todos os dias para estar atendendo mais de 600 pessoas no projeto maturidade ativa”, destacou.

A Prefeitura realizou uma parceria com o Tênis Clube, no sentido de que o meio aquático é muito propício para as pessoas da terceira idade, enfatiza. “A iniciativa diminui os impactos, minimiza os eventuais problemas oriundos de queda e principalmente é refrescante em dias quentes, como os que estamos enfrentando em Santa Cruz nesse período. A água é um fator de motivação para que as pessoas desenvolvam a atividade física no período do Verão. A prova disso é que todas as aulas estão sempre lotadas”, informou o secretário.

Existem vários benefícios da hidroginástica como a melhora da força muscular, resistência, flexibilidade, equilíbrio, reduz impactos sobre as articulações – evitando o risco de lesões, destacou uma das profissionais do projeto Luciane Maffini, graduada em Educação Física na Universidade de Federal de Santa Maria (UFSM). “Por tudo isso a prática da atividade física, que nesse caso é a hidroginástica, é muito importante para a capacidade motora funcional, independente da população, mas nesse caso idosa. É muito importante essas atividades, trabalhando a resistência, condicionamento físico, integração do grupo, então é uma atividade muito boa para os nossos alunos”.

Ela ainda informou que as aulas acontecem no Tênis Clube Santa Cruz, todas as semanas nas terças e quintas-feiras, nos horários das 9h às 10h e das 10h às 11h. Cada turma tem em média cerca de 50 alunos e os pouquinhos estão abrindo vagas para mais interessados na prática dessa atividade física.

Aulas acontecem nas terças e quintas-feiras no Tênis Clube

A professora Luciane Maffini também possui pós-graduação em Saúde, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), já trabalhou na Universidade, na área de monitoria e bolsista; no Clube Recreativo Dores, na área da hidroginástica, natação e outros esportes; no Departamento de Esportes de Santa Maria, com várias atividades e eventos esportivos além de em academias, escolas, Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e atualmente na Prefeitura de Santa Cruz do Sul desde 2003, junto ao Departamento de Esporte, em vários projetos.

Bello ainda faz um agradecimento ao Tênis Clube e o total reconhecimento, e diz que todos aqueles que querem se inscrever para o projeto, podem entrar em contato com o Departamento de Esportes, e conforme as possibilidades, haverá preenchimento de vagas para encaixar nas turmas.

A ideia da parceria surgiu através do contato do professor Fernando Vilela, que tem uma história muito bonita em Santa Cruz do Sul. Eleno Hausmann, presidente do Tênis Clube Santa Cruz, diz que eles como clube sempre estão abertos às possibilidades de parcerias. “Nós temos um grupo de associados, mas ao mesmo tempo estamos inseridos dentro de uma comunidade. A ideia foi evoluindo e a diretoria achou algo muito interessante e esperamos que esse seja apenas um dos primeiros projetos, em nível de parceria, com a nossa Universidade de Santa Cruz do Sul, quando temos torneios que contamos com o apoio de fisioterapeutas e com a Prefeitura Municipal. Inclusive temos torneios de tênis que com o tempo queremos inserir dentro da programação do nosso município, e quem sabe, um dia, levar o tênis de uma forma mais social para as nossas escolas e quem sabe recuperar aquilo que tínhamos no passado, como as quadras públicas, no Parque da Oktoberfest.”

O presidente termina informando que o Tênis Clube sempre estará de portas abertas para aquelas pessoas que pensam nos outros, porque como sociedade se precisa ter esse pensamento. “Estamos muito contentes e muito felizes com essas pessoas que estão podendo, com essa idade, que caracterizamos que deveria ser de muita qualidade de vida, aliar o esporte, e nesse caso a hidroginástica. Nós como clube, estamos muito alegres com esse momento e esperamos que seja o primeiro de muitos projetos e parcerias que virão com a nossa instituição que tem 113 anos de história.”