Clarice Pacheco
[email protected]
Nesta semana, mais uma vez, os números da dengue subiram em Santa Cruz do Sul. Na segunda-feira, 22, eram 1.053 casos positivos. Na quarta-feira, 24, os positivados já eram 1.130, e na quinta-feira, os positivos chegaram a 1.180, ou seja, em quatro dias foram 127 novos casos confirmados. Também os casos notificados chegaram 4.580. Já as internações vêm variando, na segunda-feira, eram sete pessoas internadas, na quarta-feira diminuiu, ficaram cinco internados, e na quinta já subiram de novo, os dados mostram que tem seis pessoas hospitalizadas, sendo quatro no Hospital Ana Nery (HAN) e duas no Hospital Santa Cruz (HSC). Assim como em Santa Cruz, a dengue avança também por todo o Rio Grande do Sul, já soma 102 vítimas fatais e mais 82,7 mil casos da doença em 2024.
Combate ao Mosquito
Com os números mostrando que o mosquito vem fazendo pacientes aqui no município, o setor de vigilância e ações em saúde segue combatendo os possíveis focos de contaminação na cidade e no interior. Desde o início da semana, mais sete localidades estão no roteiro de aplicação do fumacê. Nesta sexta-feira, 26, as localidades de Pinheiral e Rio Pardinho vão receber a aplicação de larvicida e no sábado, 27, o inseticida será aplicado ainda na localidade de Rio Pardinho, e também no Bairro Country. Já o fumacê estará aplicando larvicida na localidade de Alto Paredão, na segunda-feira, 29.
Com esta programação, segundo a coordenadora do setor de Vigilância e Ações em Saúde, Francine Braga, todas as localidades, tanto da cidade como interior, com maior incidência de casos positivos, foram contempladas. “Nos locais com maior presença do mosquito e de larvas o fumacê seguirá fazendo a aplicação do inseticida”, garantiu.
Também neste sábado, segundo Francine, o setor de Vigilância e Ações em Saúde fará outra ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. “Os agentes vão realizar uma busca ativa, e identificar locais que apresentem indícios de estarem contribuindo para a proliferação do mosquito. As equipes farão um levantamento de imóveis e terrenos baldios, casas abandonadas, depósitos irregulares de lixo, entre outros, que estão sendo monitorados pelo setor de Vigilância”, contou. A ação se concentrará nos Bairros Senai, Schulz e Bom Jesus, no primeiro momento.
Segundo ela, “os proprietários dos referidos locais serão notificados e orientados, se constatada negligência no cuidado com o ambiente, e a partir daí terão o prazo de vinte dias para tomar as providências cabíveis”. Para realizar a ação, além dos fiscais do setor de Vigilância e da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, equipes das secretarias de Serviços Públicos, e de Obras e Infraestrutura, também vão participar da ação.