Débora Dumke – [email protected]
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma instituição sem fins lucrativos, uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que atua no auxílio as pessoas com câncer em Santa Cruz e região, além de Lajeado e região. Fundada em março, comemorou, de forma especial, a passagem dos 18 anos no dia 03, durante o evento denominado ‘Viva Aapecan’. Em Santa Cruz está localizada na Rua Dorval Martins, número 197, no Bairro Ana Nery e, em Lajeado na Rua Emílio Abichequer, 123, Bairro São Cristóvão. Com 14 unidades espalhadas no Rio Grande do Sul, em pontos estratégicos, em que existem centros de tratamentos oncológicos que são referência.
A entidade é mantida por meio de doações da comunidade, o contato prévio com os contribuintes é feito por meio do setor de captação de recursos, onde é realizado ligações apresentando os projetos e as necessidades dos pacientes.
Caso a pessoa queira ajudar, ela mesma escolhe a melhor forma, seja por depósito, pix, transferência bancária, presencialmente ou por algum mensageiro. Além disso, a ajuda também pode ser com a doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, roupas e calçados.
Também tem a participação em projetos com doações de tampinhas plásticas e cabelos de no mínimo 20 cm. Sua missão é atender, orientar, integrar e fornecer assistência humano-emocional bem como financeiro material, as pessoas com câncer, que encontram-se em situação de vulnerabilidade social, proporcionando uma melhor qualidade de vida a estes usuários e familiares. Trabalhar em ações que previnam o câncer com toda população.
A associação pretende ser um centro de referência em atendimentos a usuários com câncer por meio de ações decisivas destinadas a gerar medidas preventivas e de informação para o enfrentamento do tratamento de usuários de todo o Brasil.
Trabalho
Um paciente começa a receber atendimento da Aapecan após ser cadastrado na entidade. – Esse cadastro é feito mediante a apresentação de laudo médico, comprovando a doença, e visita domiciliar, onde a assistente social preenche o prontuário histórico pessoal e familiar, confirmando a necessidade de cada usuário. – A partir disso é definido que tipo de benefício material o usuário irá receber. – O atendimento material é feito com doações de cestas básicas, suplementos alimentares, leite, medicamentos, equipamentos, fraldas descartáveis (geriátricas e infantis), vale transporte, entre outros. – O trabalho da Aapecan não se restringe apenas ao fornecimento de materiais. Os pacientes atendidos pela Associação de Santa Cruz do Sul e Lajeado ainda encontram na entidade outros atendimentos e atividades, como: Grupo de Apoio; Atendimento Psicológico; Orientação Nutricional; Artesanato; Orientação Jurídica; Pintura em Pano de Prato; Culinária, entre outras atividades.
Para se cadastrar deve-se entrar em contato com hospitais, secretarias municipais, agentes de saúde e demais pessoas da comunidade, que podem encaminhar pacientes oncológicos para se cadastrar junto da Aapecan. Para este cadastro é necessário: identidade, CPF e cartão SUS; laudo médico atual com CID; comprovante de endereço e comprovante de renda da pessoa com câncer e de todos que residem no mesmo endereço.
Evento
Durante o mês de março, as 14 unidades da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) salientam a importância do olhar à mulher, o cuidado à saúde e a busca por maior qualidade de vida, abordando a campanha de prevenção ao Câncer de colo de útero.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Câncer de colo de útero é uma doença de desenvolvimento lento, sem sintomas iniciais. Em casos avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente, ou seja, que vai e volta, entre outros sintomas.
Uma das principais causas da doença é a infecção do Papiloma Vírus Humano (HPV) , é indispensável a vacinação para meninos e meninas de 9 a 14 anos, em que bloqueia a transmissão do vírus e a utilização do preservativo durante as relações sexuais. O médico ginecologista Dr. Dino Roberto Soares de Lorenzi explica que a coleta do preventivo de Câncer de colo uterino (Papanicolau) deve ser realizada de forma anual. Ele ainda ressalta que, na maioria das vezes, o câncer de colo de útero é assintomático, somente se estiver avançado, irá causar dor pélvica, sangramento ou secreção fétida. A Atenção Básica de Saúde oferece o exame preventivo e vacinação, além da realização de atividades educativas nas Unidades Básicas de Saúde e escolas, lembrando que esse procedimento pode variar dependendo a região. O indicado é procurar a Unidade de Saúde mais próxima.
Depoimento
Catiane dos Santos, natural de Pinhal da Serra, de 36 anos de idade foi diagnosticada com Câncer no Colo do Útero e atendida pela Aapecan de Caxias do Sul, é a prova viva que câncer não tem idade. Ela conta que tudo começou com dores nas costas e na região da barriga, acompanhada de sangramentos. Após isso, procurou acompanhamento médico para a realização do exame preventivo, em que recebeu o diagnóstico e passando pelo desafio de aceitação do Câncer do Colo do Útero Durante o tratamento, Catiane realizou seis quimioterapias e 38 radioterapias, momentos em que recebeu o apoio de sua família: “Tive vários efeitos colaterais, mas tive o apoio da minha mãe, ela esteve sempre comigo”, relembra.
Ainda, a usuária conta que recebeu o auxílio da Aapecan Caxias do Sul: “Eu não sabia onde ficar, até me indicarem a Casa de Apoio, onde fui muito bem recebida, as pessoas são iluminadas, fomos muito bem tratadas e mimadas. Todos são muito acolhedores, só tenho a agradecer a essas pessoas”, conta a usuária.
Principais ações desenvolvidas
A Aapecan promove ações de conscientização e prevenção nas comunidades que está inserida, havendo datas alusivas de maior força, como Outubro Rosa e Novembro Azul. Além disso, desenvolve eventos, feiras de saúde aberto ao público, palestras, divulgação em mídias digitais e veículos de comunicação, ações internas e externas junto à comunidade e apoio de organizações parceiras.
Para contribuir
Para contribuir com a Aapecan, além do telemarketing, as doações podem estar sendo feitas na própria entidade, de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h e sábados das 8h às 12h, pelo telefone (51) 3056-9500, através de deposito bancário, nas contas: Banrisul – Agência 0343 – Conta 0614353108, Sicredi – Agência 0156 – Conta 27091 – 8, Caixa – Agência 3141 – Conta 34-5 – Operação 003 e chave pix CNPJ 07.280.658.0006/58.