Início Geral Santuário de Schoenstatt retorna para o Centro

Santuário de Schoenstatt retorna para o Centro

Em carta aberta para a comunidade, Irmãs de Maria relatam motivos de deixar espaço inaugurado há 43 anos, nas margens da BR-471, no Bairro Santuário

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Foto: Arquivo/Riovale Jornal

Através de carta aberta para a comunidade, as Irmãs de Maria, responsáveis pelo Santuário de Schoenstatt, comunicaram que estão deixando a área localizada às margens da BR-471, no Bairro Santuário, para residir novamente no antigo espaço localizado na Rua Thomaz Flores, 759, no Centro de Santa Cruz do Sul. Entre os principais motivos para a transferência estão a diminuição das atividades religiosas, falta de segurança, entre outros.

No documento assinado pela Irmã Lillian Goerck, superiora Provincial, as Irmãs de Maria destacam a gratidão pelo carinho, apoio e apreço recebidos em sete décadas de atuação no Município. As irmãs salientaram a experiência que milhares de pessoas fizeram no Santuário, destacando que Maria acolheu seus filhos e pode distribuir muitas graças e conforto às pessoas que a ela recorreram para pedir e agradecer.

Sobre os motivos para a troca de endereço, as irmãs salientaram que muitas coisas mudaram progressivamente nos últimos anos. “As visitas ao Santuário diminuíram, não por falta de interesse, mas por situações adversas. As irmãs também viram o seu número reduzido por falta de vocações; as reuniões dos grupos e encontros do movimento não puderam acontecer regularmente devido à falta de possibilidades de se deslocar até o local, de segurança e outros motivos”, frisaram.

Ao avaliarem o atual cenário, as irmãs destacaram que poucas pessoas têm frequentado o santuário como local de oração e espaço católico e sim procurado como parque, sendo visitado para outras práticas que não condizem com o ambiente sagrado. A partir desta reflexão, nos últimos três anos passou a se cogitar a possibilidade de realizar a transferência. “Nas reuniões com os integrantes do Movimento de Schoenstatt, muito foi dialogado sobre isso. E somos gratas por todas as opiniões e contribuições neste sentido”, salientaram. Elas lembram que assumiram a responsabilidade pelo Santuário e para que ele cumpra sua função como tal, pedem a compreensão de todos para que esta decisão seja levada a bom termo. “Transferimos o Santuário para um lugar mais central, possibilitando às nossas irmãs mais condições de atuarem no apostolado mariano, que é nossa missão. Maria vai conosco na sua imagem de graças e continuará a acolher os filhos que a ela acorrerem”, frisaram.

MUDANÇA

Em comunicado divulgado na última quarta, 28, o presidente do Conselho de Administração Paroquial, Paulo Roberto Habekost e o padre Roni Fengler, pároco da Paróquia São João Batista (Catedral) informaram que as irmãs de Maria de Schoenstatt passaram a integrar o dia a dia junto à comunidade em atividades pastorais, voltando a residir na antiga casa, na Rua Thomas Flores, 759, no Centro de Santa Cruz do Sul.
Na carta aberta, as irmãs agradecem o presidente e o pároco pela cedência do espaço até que elas possam adquirir um terreno próprio onde seja possível reconstruir o Santuário. “O Santuário vai ser transferido juntamente com as irmãs, com tudo o que tem no seu interior, especialmente a imagem de graças de nossa Mãe e Rainha, o altar e os móveis. Em contra partida, estaremos colaborando nas atividades pastorais junto à paróquia São João Batista – Catedral”, destacaram.

No final da carta, as irmãs frisam que não querem sair de Santa Cruz do Sul por um dever de lealdade e gratidão. Elas disseram ainda que os recursos disponíveis para a reconstrução do espaço são limitados e que estão rezando para encontrar pessoas que possam ajudar na reconstrução do novo Centro de Schoenstatt em Santa Cruz do Sul.